Ministério Público espanhol pede mais de 8 anos de prisão para Shakira por fraude fiscal

A Procuradoria de Barcelona pediu mais de 8 anos de prisão e uma multa de cerca de 24 milhões de euros (24,5 milhões de dólares) para a estrela colombiana Shakira, acusada de fraudar 14,5 milhões de euros do tesouro espanhol entre 2012 e 2014.

O documento com as duras sentenças foi apresentado esta sexta-feira (29) pela Procuradoria Provincial de Barcelona depois que a cantora, que se declara inocente, rejeitou um acordo com o Ministério Público na quarta-feira (27) e disse que estava disposta a ir a julgamento.

Agora, o Tribunal de Barcelona deve decidir se deve finalmente abrir um julgamento oral ao artista de 45 anos, que pode chegar a um acordo com o Ministério Público até o último momento.

O desacordo entre as partes é, no entanto, quase total por enquanto. Em sua carta, o Ministério Público acusa Shakira de ter usado um "quadro corporativo" criado anos antes para evitar o pagamento de impostos na Espanha nos anos de 2012, 2013 e 2014, apesar de já residir no país há mais de 183 dias por ano estipulado por lei.

Por isso, pede ao cantor penas de mais de oito anos de prisão e o pagamento de uma multa de quase 24 milhões de euros.

A carta chega dois dias depois que os advogados da cantora anunciaram que haviam rejeitado um pacto com o Ministério Público e que pretendiam ir a julgamento.

"Com a plena convicção de sua inocência (...) Shakira não aceita acordo" com o Ministério Público e "decide avançar" com o processo, disseram seus representantes legais em comunicado em Barcelona, ??????reside a cantora, que se mostrou confiante de que "a justiça vai provar que ele está certo".

Denunciando "uma total violação de seus direitos", Shakira afirmou no comunicado que "a promotoria tem insistido em recolher o dinheiro ganho em [suas] turnês internacionais e no 'The Voice'", o programa de televisão americano em que foi juíza , num período em que "ainda não era residente em Espanha".

Shakira não reconhece nenhuma dívida

A intérprete de Waka Waka e Hips don't lie lembrou que pagou 17,2 milhões de euros (17,4 milhões de dólares) que o Tesouro reivindicou e, por isso, considera que "não há dívida pendente com o Tesouro".

A artista sempre afirmou que agiu seguindo critérios e recomendações precisas de seus assessores.

De acordo com a acusação, no entanto, Shakira morava na Espanha pelo menos desde o ano fiscal de 2012, logo após sua relação com o jogador do FC Barcelona, ??Gerard Piqué, ter sido tornada pública, mas ela manteve sua residência fiscal nas Bahamas até 2015, considerada um paraíso fiscal. .

O casal, que tem dois filhos, anunciou a separação em junho passado.

A estrela foi declarada arguida neste caso em junho de 2019 perante um tribunal nos arredores de Barcelona, ??onde se esquivou das dezenas de jornalistas, fotógrafos e câmaras de televisão que a esperavam, entrando e saindo por uma garagem contígua onde tinha alugado um espaço de estacionamento.

Em maio passado, um tribunal de Barcelona rejeitou um recurso interposto por Isabel Mebarak Ripoll, nome completo da artista, que pediu o arquivamento da investigação.

Shakira apareceu nos chamados Pandora Papers, uma extensa investigação de milhões de documentos vazados publicados em 2021 pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, que apontou que centenas de personalidades recorreram a paraísos fiscais, principalmente para fugir do Tesouro.

fonte: r7.com