Ana Maria demite responsável por exibir vídeo de macacos em caso de racismo

A apresentadora Ana Maria Braga usou as redes sociais para se desculpar por uma "gafe" no Mais Você, exibido pela Rede Globo nesta segunda-feira (1º/8), que ficou entre os assuntos mais comentados do dia. No programa, imagens de macacos foram exibidas após a apresentadora anunciar uma reportagem sobre o caso de racismo sofrido pelos filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso em Portugal. O responsável foi demitido.

"Apareceu uma imagem horrível que não deveria ter acontecido. É uma falha imperdoável", disse a apresentadora, que iniciou o vídeo com um pedido de desculpas. "A pessoa responsável por isso já não faz mais parte da nossa equipe", informou Ana Maria.

Na legenda da publicação, Ana Maria reforçou que o erro na exibição do VT "não pode ser tolerado" e finalizou escrevendo que "racistas não passarão". Mais cedo, pelo Twitter, a apresentadora já havia dito que ocorreu uma investigação na produção e o responsável pelo erro foi identificado e demitido.

Entenda


Ana Maria Braga abriu o Mais Você prestando solidariedade a Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank após atos racistas contra os filhos do casal em uma viagem da família a Portugal. A apresentadora mencionou em seguida, a matéria do Fantástico, chamando a exibição de um vídeo com uma fala da atriz.


No entanto, o programa exibiu um vídeo com imagens de macacos. "Entrou um VT errado aí, a gente vai corrigir. É o VT da Giovanna, que fala da situação que ela passou", disse Ana Maria após a interrupção do vídeo. No momento, é possível ver a expressão irritada da apresentadora.

"Sabe que eu fico tão atrapalhada com esse tipo de comportamento que a gente vê em certas pessoas e que é tão comum. O que a Giovanna falou, falou certo. Se fosse uma mãe preta, ela poderia ser tachada de louca. Então, parabéns, Giovanna, por sua reação. Você pôs a boca no trombone pelos seus filhos e por todas as pessoas pretas que sofrem discriminação. E é assim que tem que ser", completou a veterana.