Como fica a linha de sucessão após a morte da Rainha

Entenda como funciona e como fica a linha de sucessão do Reino Unido após a morte de Elizabeth II



Com a morte da rainha Elizabeth II nesta quinta-feira (8), seu primogênito, rei Charles III, se tornou imediatamente o rei do Reino Unido. Os outros integrantes da linha de sucessão subiram uma posição no "ranking" que determina quais serão os próximos monarcas dentre os membros da família Windsor.

Agora, o príncipe William, que também tem o título de Duque de Cambridge, é o primeiro na linhagem sucessória do Reino Unido.

A realeza do Reino Unido segue a regra da primogenitura, que determina que o primeiro filho do monarca que morreu ou abdicou tem direito ao trono. É por isso que os filhos do príncipe William, príncipe George, princesa Charlotte e príncipe Louis, aparecem na lista antes do tio, príncipe Harry.

Até 2015, os homens tinham preferência na linhagem sucessória e ficavam à frente das mulheres na lista, mesmo tendo nascido depois. Desde então, o país implantou a primogenitura absoluta, garantindo que o sexo dos herdeiros ao trono não sejam considerados na lista. A regra, entretanto, afeta apenas os nascidos após 20 de outubro de 2011.

Assim, a princesa Anne, que nasceu em 1950, segunda filha da rainha Elizabeth II, fica atrás dos dois irmãos mais novos na classificação, enquanto a sobrinha-neta, princesa Charlotte, nascida em 2015, tem prioridade sobre o caçula, príncipe Louis.

Ninguém pode ser excluído da linha de sucessão, mesmo tendo cometido crimes ou pedindo para tal. Um integrante da lista só deixa de ser herdeiro do trono se morrer, se assumir como monarca e abdicar, ou se o Parlamento criar uma lei especial para a situação.

É por isso que o príncipe Andrew, terceiro filho de Elizabeth II, continua na linhagem sucessória após ser processado por abusar sexualmente de uma menor de idade por meio de uma rede de tráfico sexual de Jeffrey Epstein. Embora tenha perdido seu título honorífico no início de 2022, o britânico ainda é herdeiro do trono do Reino Unido.

Quem também permanece na linha sucessória é o príncipe Harry que, em 2020, se desvinculou de seus deveres oficiais da realeza. O segundo filho do rei Charles III com a princesa Diana optou por se afastar das tarefas reais depois de uma série de desentendimentos entre a Casa Windsor e sua esposa, a norte-americana Meghan Markle.

Entre as polêmicas envolvendo o casal está uma denúncia de racismo feita por Markle em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, em 2021. Segundo ela, um integrante da família real teria manifestado "preocupação" sobre o "quão escura" seria a pele do seu filho com o príncipe Harry, príncipe Archie.

O afastamento da dupla da monarquia britânica faz com que os dois não possam representar a realeza oficialmente, suspende o salário que recebiam pelo trabalho real e fez com que o príncipe Harry perdesse seus títulos militares.

fonte: G1.com.br