APICULTORES E MELIPONICULTORES SE REÚNEM NA CÂMARA DE PIMENTA

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira, dia 14 aconteceu na Câmara Municipal de Pimenta, a 1¬™ reunião entre Poder Legislativo o IMA e a Associação de Pequenos Apicultores e Meliponicultores de Pimenta e região.

A reunião contou com orientações dos representantes do IMA- Instituto Mineiro de Agropecu√°ria, Ana Paula Silveira Souza Freire fiscal agropecu√°ria, médica veterin√°ria e Assessora Técnica da Defesa sanit√°ria Animal, Francis Rocha Moreno coordenador regional do IMA- Passos e Romeu da Costa Pereira Neto, chefe do escritório do IMA- Piumhi.

Entre os temas abordados estiveram orientações sobre o Cadastro de Apicultores e Meliponicultores, controle de trânsito, serviço de inspeção, notificações, suspeitas de doenças e mortandade de abelhas e ainda "Programa Nosso Mel ".

Os estabelecimentos elaboradores de produtos de origem animal, que atendem à legislação, apresentam menor risco de sofrer autuações. Produto registrado é sinônimo de qualidade, segurança e saúde. A regularização da atividade gera valor agregado e controle da matéria-prima.

Segundo o Presidente da Câmara Júlio da Penha, a reunião foi importante como incentivo a apicultura na produção e beneficiamento de mel no município de Pimenta. "Sabendo do potencial da produção de mel em Pimenta, tenho buscado condições para fomentar este segmento econômico, primordialmente, no que se refere à infraestrutura, com o Programa Nosso Mel, junto ao Deputado Emidinho Madeira. "destacou.

Apicultores pimentenses, buscam a formalização da atividade, e fundaram a Associação dos Pequenos Apicultores e Meliponicultores de Pimenta e Região, com data de abertura 28/06/2023, tem como presidente Br√°ulio Macedo de Deus.

A Associação de apicultores é uma organização formada por apicultores que t√™m como objetivo promover a atividade apícola e defender os interesses dos produtores de mel e outros produtos derivados das abelhas.

Além de promover o desenvolvimento econômico, por meio da geração de empregos e da comercialização dos produtos apícolas, as associações também contribuem para a preservação do meio ambiente.

A apicultura é uma atividade sustent√°vel, que depende da preservação das √°reas naturais e da biodiversidade. Ao promover a apicultura, estimulam a conservação dos recursos naturais e a proteção das abelhas, que desempenham um papel fundamental na polinização das plantas e na manutenção da biodiversidade.