COM DEMANDA POR PRODUTOS DO BRASIL FIRME, EXPORTAÇÕES DO AGRO CRESCEM 2,7%
De janeiro a abril deste ano, o faturamento com exportações do agronegócio brasileiro somou US$ 52 bilhões, aumento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo boletim do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), feito com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
De acordo com o Cepea, o número evidencia que a demanda externa pelos produtos agropecuários brasileiros continua firme.
No primeiro quadrimestre do ano, os preços em dólar caíram 6%, mas o volume embarcado pelo Brasil cresceu 9%. Neste caso, os produtos que mais avançaram em quantidade exportada foram o algodão (+230%), o açúcar (+80%) e o café (+50%).
O Cepea destaca, também, que a queda de 6% esperada para a safra de grãos brasileira em 2023/24 não deve impactar negativamente a disponibilidade de produto para exportação.
O complexo da soja segue como principal setor do agronegócio em termos de vendas externas, com participação de 38% no valor das exportações totais do setor, ou aproximadamente US$ 19,8 bilhões de janeiro a abril de 2024. Esse valor ficou 13% abaixo do observado no mesmo período de 2023.
Principais destinos
Em relação aos principais destinos, a China manteve a liderança como maior comprador dos produtos exportados pelo agronegócio brasileiro.
A participação chinesa no valor total vendido pelo Brasil, contudo, caiu de 36% em 2023, para 32% em 2024. O país asiático se mantém como maior comprador da soja em grão, sendo destino de 70% de todas as exportações brasileiras do produto.