PIUMHI: AUDIÊNCIA PÚBLICA MARCOU A CRIAÇÃO DO PROTOCOLO DE ESCUTA ESPECIALIZADA DE ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No início do mês de julho, o salão social do Piumhi Tênis Clube foi palco de uma capacitação destinada à rede de proteção, focada na escuta especializada e acolhimento de revelações espontâneas, para todos os servidores da educação e da Assistência Social. Durante dois dias, o professor Rudeni, do Instituto Ranai, conduziu as atividades, que tiveram como objetivo capacitar as equipes para o atendimento adequado a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

No segundo dia, o evento, foi realizado por meio de uma audiência pública, que contou com a presença de diversas autoridades municipais e servidores públicos. Um dos destaques foi o lançamento do protocolo inédito de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, desenvolvido especificamente para o município e a região.

Esse protocolo foi fruto de um esforço colaborativo entre diversos setores do município e a rede de proteção de crianças e adolescentes. O objetivo é aprimorar a qualidade dos atendimentos e prevenir a revitimização de jovens que sofrem ou testemunham situações de violência.

Na última segunda-feira, (05/08), o Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e Adolescentes de Piumhi realizou sua mais recente reunião ordinária. O encontro teve como principal objetivo alinhar os próximos passos para a implementação da Escuta Especializada no município.

Após várias reuniões e capacitações, com os fluxos e protocolos já criados e aprovados, o comitê agora se concentra na intensificação da mobilização e aplicação dos documentos estabelecidos. A expectativa é que os diferentes eixos que compõem o comitê: educação, saúde, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), assistência social e segurança pública, se empenhem na aplicação prática das diretrizes desenvolvidas.

O compromisso de todos os setores envolvidos é essencial para garantir que as crianças e adolescentes de Piumhi recebam a proteção e o cuidado adequados, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para os jovens do município.