INCÊNDIOS FLORESTAIS SOBEM PARA 11 EM MINAS GERAIS; QUATRO ÁREAS QUEIMAM HÁ MAIS DE QUATRO DIAS
Áreas naturais protegidas de Minas Gerais continuam sofrendo com incêndios. Nesta quinta-feira (5), o Corpo de Bombeiros e brigadistas voluntários se dividiram entre as 11 unidades de conservação para que as chamas fossem debeladas e quatro delas permanecem queimando pelo quarto dia consecutivo.
Em pelo menos quatro das onze Unidades de Conservação, o confronto contra o fogo permanece pelo quarto dia consecutivo. Veja quais são:
Parque Estadual na Serra do Brigadeiro
As equipes com 29 bombeiros e 17 brigadistas voluntários combatem o incêndio há quatro dias em duas regiões, sendo uma no Pico Matipó Grande, com alguns focos, e na trilha do Pai Inácio. Segundo o Corpo de Bombeiros, três apoios aéreos (um avião guará e dois air tractor) foram requisitados para esta operação, pois ainda há risco para a região.
Parque Estadual do Pau Furado
O incêndio está localizado em uma área de chácaras cercado por pasto de fazendas e para combatê-lo, 24 bombeiros e 12 brigadistas voluntários seguem no local. A equipe, que segue para o quarto dia de operação, também conta com o apoio aéreo de um helicóptero Pégasus.
Parque Estadual Serra Negra (Itamarandiba)
No quarto dia de operação, o local conta com seis bombeiros e 22 brigadistas voluntários. Os focos de incêndio seguem sendo monitorados pela equipe responsável, já que havia fogo se deslocando para o interior do parque na noite desta quarta (4).
Área de Proteção Ambiental Estadual Seminário Menor de Mariana
Com quatro dias consecutivos de combate ao incêndio, foram organizadas duas linhas de combate aos focos do Seminário Menor. O local conta com doze bombeiros e 27 brigadistas voluntários.
Parque Estadual do Pico do Itambé
As chamas entraram no parque, pela região sul, e continuam se espalhando rapidamente por causa da altitude e ventos fortes. Segundo os bombeiros, a equipe com quatro militares e 26 brigadistas voluntários se movimentam com dificuldade no terreno, pois a área tem muito relevo e inclinação. A operação segue para o segundo dia e conta com apoio aéreo.
Outros incêndios acontecem simultaneamente pelo estado, como é o caso do Parque da Serra do Papagaio, Área do Parque do Pau Furado e na Unidade de Conservação em Sapucaí.