MAIS DE 42% DOS BRASILEIROS AINDA NÃO PAGARAM O IPVA DE 2024, APONTA LEVANTAMENTO

Estudo da Zapay e Serasa revela alto índice de inadimplência e aumento no parcelamento do IPVA

Foto: Banco de Imagens/ Freepik

Foto: Banco de Imagens/ Freepik

Um levantamento realizado pela fintech Zapay, em parceria com a Serasa, revelou que 42,2% dos brasileiros ainda não quitaram o IPVA em 2024, mesmo com o vencimento já passado em diversos Estados.

Entre os motoristas que pagaram o imposto, mais da metade (53,2%) optou por parcelar o débito, buscando maior facilidade no pagamento. Os dados reforçam o impacto financeiro que a manutenção de um veículo tem sobre o orçamento dos condutores.

Conforme a 2ª edição do estudo "A Relação do Brasileiro com o Automóvel", elaborado pelo Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, 67% dos lares brasileiros têm o automóvel entre os três maiores gastos anuais. Para 56% da população, os custos relacionados ao veículo podem representar até 20% da renda familiar anual.

IPVA 'come' quase 80% do mínimo

Considerando o salário mínimo de 2024, de R$ 1.412, o IPVA de um veículo avaliado em R$ 27.545,01, conforme a tabela Fipe, pode consumir até 78% da renda mensal de um trabalhador em Estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde a alíquota do imposto é de 4%.

O IPVA é um imposto estadual que deve ser pago anualmente, sendo metade do valor arrecadado destinada ao município onde o carro está registrado e a outra metade ao governo do Estado. A arrecadação é direcionada para áreas como saúde, segurança e educação, impactando diretamente a qualidade de vida da população.

Acompanhantes Universitarias Club Goiania Garotas Deusas do Luxo