SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA PASSA A INTEGRAR A REGIÃO GEOGRÁFICA DO QUEIJO CANASTRA
São João Batista do Glória foi reconhecida oficialmente nesta segunda-feira (11) em cerimônia como parte integrante da Região Geográfica do Queijo Canastra. Esse momento era muito aguardado por produtores de queijo da região, que buscam esse reconhecimento há anos.
O evento que reconheceu a cidade como parte integrante da região geográfica contou com a presença do governador em exercício, Professor Mateus (Novo), além de prefeitos e vereadores da região.
Durante coletiva de imprensa, o governador em exercício falou sobre esse lançamento e também sobre o lançamento de duas rotas turísticas que deve acontecer ainda essa semana.
Um dos maiores tesouros gastronômicos da culinária, o queijo canastra tem um dos sabores mais marcantes do país. Reconhecido em 2008 como patrimônio cultural e imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o queijo é produzido de forma artesanal há mais de 200 anos e mantém viva uma tradição que envolve cuidado e paciência que começam no campo.
A alimentação do gado deve ser natural, Nada de produto fermentado para não interferir na qualidade do leite.
"Ter um pasto de qualidade, no período da seca ter uma silagem de qualidade também. A ração, tudo tem controle. Tem itens que às vezes a gente não pode usar na ração do animal. Então a gente faz a formulação nossa da ração aqui na própria fazenda justamente por isso. E a gente sabe o que você está fornecendo para o animal", explicou o produtor de queijo canastra, Renato Soares Vilela.
Na queijaria do Renato em São João Batista do Glória, a produção não para. São mais de 100 peças por mês. Cada processo é pensado e analisado detalhadamente para preservar a qualidade do alimento.
"Então é leite cru, pingo, coalho e sal, da mesma forma. E é um queijo que é muito saboroso, porque eu deixo ele um pouco mais úmido, então ele fica um pouquinho mais cremoso. Todo o processo é o Renato e eu que faz, o Renato cuida das vaquinhas, da ordenha tira o leite, preserva as boas práticas de fabricação e eu cuido de dentro da queijaria, fazendo queijo, maturando e também cuidando de toda a parte de boas práticas de fabricação para ter um bom queijo no processo final", disse a produtora de queijo, Nilcéia dos Santos Rosa Vilela.