PCC ESTÁ PRESENTE EM MAIS ESTADOS BRASILEIROS DO QUE O MCDONALD'S
O Primeiro Comando da Capital (PCC) está instalado em mais estados brasileiros do que a rede de fast food McDonald"s. De acordo com levantamento baseado no Mapa das Organizações Criminosas de 2024. 24 estados e o Distrito Federal são dominados pela facção criminosa, com exceção do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, dominados pelas organizações Bala na Cara e Comando Vermelho, respectivamente.
Por outro lado, o McDonald"s está presente em 23 unidades da Federação, além do Distrito Federal. Apenas os estados do Acre, Amapá e Roraima não têm unidades da empresa que lidera o mercado de fast food no Brasil, com mais de 1 mil restaurantes e 50 mil funcionários.
O PCC conta com 40 mil integrantes e tem faturamento anual de R$ 6 bilhões. A presença nos presídios brasileiros é maciça, mas há ramificações em penitenciárias em países vizinhos, como Bolívia, Paraguai e Colômbia. Sequestros e tráfico de drogas ajudam a ampliar o controle territorial e fazem a máquina financeira girar, o que resulta em um maior crescimento da facção, criada em 1993.