EMPRESA SERÁ CONTRATADA PARA PROPOR AÇÕES PARA GARANTIR SEGURANÇA HÍDRICA EM MG

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, licitação para contratar empresa que vai elaborar Plano Estadual de Segurança Hídrica será publicada em breve

Em 2015, Minas viveu forte período de seca e rios secaram Foto Foto: Uarlen Valerio - 23.1.2015

Em 2015, Minas viveu forte período de seca e rios secaram Foto Foto: Uarlen Valerio - 23.1.2015

Até novembro, o Governo de Minas deve contratar uma empresa que ficará responsável pela elaboração do Plano Estadual de Segurança Hídrica, informou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo nesta quinta-feira (10). Segundo ela, o processo de licitação para a contratação da empresa deve ser feito em breve.

"O propósito desse plano é já trazer planos básicos e executivos em áreas críticas do Estado para garantia de segurança hídrica", disse a secretária.

A situação se torna urgente neste momento porque o último período úmido foi marcado por poucas precipitações. Além da crise hídrica na bacia do Paraná, considerada a pior da história pelo governo federal, há também possível escassez de água em diversas regiões de Minas.

De acordo com a Defesa Civil de Minas, 16 municípios estão em situação de emergência por causa da seca. Nestes casos, o Estado pode auxiliar no abastecimento local com fontes alternativas, como caminhões-pipa.

De acordo com a secretária, no ano passado o Estado lançou um edital referente a perfuração de poços artesianos em municípios que passam por dificuldades no abastecimento de água. Em Ouro Branco, na região Central, já foi iniciado um processo de perfuração.

Caso a situação se torne crítica em uma determinada região, a Secretaria de Meio Ambiente estabelece restrição nos usos dos reservatórios e rios, para garantir o abastecimento humano e a hidratação de animais, que são considerados prioridade.

De acordo com a Copasa, não há risco de desabastecimento na região metropolitana de Belo Horizonte. Neste momento, o racionamento acontece em uma região do Vale do Jequitinhonha. "Atualmente as cidades de Coluna, Felisburgo e as localidades de Bom Jesus de Cardosos, pertencente ao município de Urucânia, e Vale Verde de Minas, em Ipaba, estão em sistema de rodízio", afirma a companhia.