PLANO SAFRA DEVE PRIORIZAR MILHO, PEQUENO PRODUTOR E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Segundo o comentarista, nos bastidores de Brasília há uma expectativa para o aumento de orçamento para o plano e alguns setores podem ser beneficiados

Foto: Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

O Plano Safra do ciclo 2021/2022 deverá ser lançado na próxima terça-feira, 22, em cerimônia com início às 16h30, conforme apurou a equipe do Canal Rural em Brasília, junto a fontes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A definição da data do anúncio aguardava a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão responsável por validar as taxas de juros e demais condições do plano agrícola e pecuário, e que está marcada para acontecer na próxima segunda-feira, 21, às 15h.

Segundo o comentarista e ex-secretário de Política Agrícola Benedito Rosa, nos bastidores de Brasília há uma expectativa para o aumento de orçamento para o plano e alguns setores podem ser beneficiados.

"Até semanas atrás, as perspectivas de recursos para subsidiar a agricultura eram ruins, o cenário foi melhorando e há a expectativa de agregar um pouco mais. A perspectiva de crescimento do PIB do Brasil em 5,5% e crescimento da China e EUA, aliados a uma inflação de 6% no Brasil, traz um cenário que permite uma folga no orçamento. Daí a expectativa de acrescentar alguns bilhões no volume total do recurso para subsidiar a agropecuária", falou.

Segundo Benedito, tanto a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, como o presidente Jair Bolsonaro estão interessados em fortalecer o Plano Safra para atender ao setor que está alavancando a economia brasileira. "A expectativa nos bastidores é de que o Plano Safra terá uma atenção melhor para o cultivo do milho, que é o que se espera nessa conjuntura que estamos atravessando. Diante das dificuldades de desemprego, aumento do custo de produção, um cenário onde a agricultura familiar é mais vulnerável, todos aguardam uma atenção redobrada a esse setor. Com menos encargos aos financiamentos, com acréscimo no recurso geral", disse.

A terceira expectativa, diz Benedito, é por condições mais favoráveis para quem adotar práticas amigáveis ao meio ambiente. "Com isso, o discurso do governo se moderniza em relação a que está acontecendo hoje no mundo", finalizou.