PRIORIDADE SÃO AS FAMÍLIAS QUE PERDERAM SEUS PERTENCES, DIZ ROMEU ZEMA

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, promoveu uma reunião nessa segunda-feira (10) para tratar das consequências das fortes chuvas que atingem o estado. Participaram do encontro secretários municipais, representantes das forças de segurança e prefeitos de cidades mineiras.

A reunião foi convocada principalmente por causa das enchentes e pelo risco iminente do rompimento de barragens no estado. A barragem da Usina do Carioca está em alerta máximo, e a Defesa Civil está orientando os moradores de Pará de Minas, Pitangui e Onça de Pitangui a deixarem suas casas imediatamente por conta do risco de rompimento.

Depois do encontro, o governador Romeu Zema falou sobre os trabalhos que estão sendo realizados para amenizar os problemas causados pelas chuvas.

As fortes chuvas que atingem Minas Gerais provocaram uma série de estragos durante o fim de semana. No domingo, uma barragem da mina de Pau Branco, em Nova Lima, transbordou e atingiu um trecho da BR-040.

No sábado (08), as chuvas intensas provocaram o desabamento de uma rocha no lago Furnas, em Capitólio, que caiu sobre embarcações turísticas que estavam no local. Dez pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas.

Todas as dez mortes foram de pessoas que estavam no mesmo barco — uma lancha chamada "Jesus", que foi atingida em cheio pela rocha que desabou. Para o governador Romeu Zema, a tragédia no lago Furnas foi uma fatalidade que não poderia ser prevista pelas autoridades.

A Polícia Civil de Minas Gerais informou que já identificou os corpos das dez vítimas do acidente. O trabalho de identificação contou com o auxílio de agentes da Polícia Federal.

E depois da tragédia no lago Furnas, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, decidiu convocar uma reunião com secretários dos Estados para avaliar e mapear os pontos turísticos de todo o país que apresentam risco de desastres naturais.