BRASIL PODE PRECISAR FAZER RACIONAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA EVITAR APAGÕES, DIZ LIRA

Presidente da Câmara dos Deputados disse que já conversou com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-PL), disse nesta terça-feira (22) que o Brasil poderá ter um racionamento de energia elétrica este ano. A falta de chuvas tem causado desabastecimento dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras, com os níveis ficando abaixo de 30% do total.

Arthur Lira disse que o país vai passar "por um período educativo de racionamento para não sofrer com uma crise maior", que por consequência poderia gerar apagões pelo Brasil. O presidente da Câmara revelou que sua posição sobre o assunto foi firmada após uma conversa com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

"O ministro Bento esteve comigo fazendo uma análise do cenário, garantindo que não vamos ter nenhum tipo de apagão, mas vamos ter que ter um período educativo aí de algum racionamento para não ter nenhum tipo de crise maior", disse Arthur Lira.

Queda em Minas

A queda dos reservatórios de hidrelétricas do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, como a de Furnas, que chegaram ao final de maio de 2021 com o armazenamento médio mais baixo para o mês desde 2001, quando o país enfrentou um racionamento de energia, preocupa autoridades mineiras.