SÃO ROQUE CADASTRA PRODUTORES PARA O ÁGUAS DA CANASTRA

Foto: Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

A prefeitura de São Roque de Minas iniciou o cadastro de produtores para o projeto Águas da Canastra. Segundo informações da administração, podem ser cadastradas propriedades localizadas nas bacias hidrográficas do Rio do Peixe e do Ribeirão da Usina. O objetivo é garantir a manutenção da qualidade e quantidade de água no município.

De acordo com a prefeitura, o Águas da Canastra é uma iniciativa da administração e conta com o apoio de instituições como a Polícia Ambiental, Sicoob Sarom, Emater, Faemg, Aprocam, IEF, Igam, ANA, Ministério Público, ICMbio, Amasc, entre outras. Segundo a prefeitura, o auxílio ao produtor rural foi elaborado de acordo com o Projeto Individual da Propriedade (PIP), que indicará as ações para melhoria da infiltração de água no solo e na qualidade da água.

"As ações necessárias apontadas pelo PIP de cada propriedade também poderão ser executadas pelo projeto sem custos para o produtor rural como a construção de terraços, barraginhas, instalação de fossas biodigestoras, construção de cercas para recuperação de Área de Preservação Permanente (APP)", informa a prefeitura.

Para fazer o cadastro, os proprietários devem comparecer no setor de Meio Ambiente e apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de endereço, e documentação referente à posse das propriedades rurais, como a certidão de registro, escritura e compromisso de compra e venda, e o recibo Cadastro Ambiental Rural (CAR).

"Os produtores que já receberam a visita dos mobilizadores e já possuem a ficha de cadastro devem levar ela preenchida com os documentos solicitados ao setor de Meio Ambiente para fazer o cadastro. Quem ainda não recebeu a visita dos mobilizadores devido ao período de chuvas procure o setor de Meio Ambiente para verificar se sua propriedade está dentro da área de abrangência do projeto", informa a administração.