03 DE MAIO: DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Foto: Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado no dia 03 de maio. A data celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre. Informação é poder, e por isso a tentativa de controlar os meios de comunicação sempre existiu e se chama censura.

Falando na Uirapuru, o jornalista Ivaldino Tasca, destacou que em meados dos anos 70, foi muito difícil de trabalhar na imprensa pois os profissionais tinham muito medo devido ao período que o país viveu com a ditadura militar. Era preciso medir as palavras na hora de escrever e ele ainda conta que até hoje, existem artigos seus escritos que estão detidos no comando militar na capital, em Porto Alegre.

Do nada, os militares naquele tempo chegavam nas redações dos jornais e diziam que determinados temas só deveriam ser divulgados conforme a Voz do Brasil, caso contrário corriam o risco de serem cancelados e punidos. Para o jornalista Tasca, a liberdade de imprensa é a mãe de todas as liberdades do homem. Mas a luta pela liberdade de imprensa é constante, porque mesmo nos regimes democráticos a censura pode aparecer, de variadas maneiras. Poder falar as coisas que estão acontecendo é uma questão fundamental para a segurança da sociedade.

Tasca, pontuou que todos os colegas devem atuar com responsabilidade, com todo o cuidado. Nós erramos, sim, e a justiça está aí para corrigir todos, por isso atuar com total responsabilidade é imprescindível para o desenvolvimento de um bom trabalho jornalístico e também saber lidar com as críticas, e isso faz parte do processo democrático.