POLÍCIA AMBIENTAL DE FORMIGA DESENCADEIA OPERAÇÃO CONTRA MAUS-TRATOS DE ANIMAIS

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O policiamento de meio ambiente da Polícia Militar de Minas Gerais, após o recebimento de diversas denúncias relatando várias práticas do crime de maus tratos a animais (cães) na última semana, foi desencadeada operação, juntamente com equipe medico-veterinária do CODEVIDA e Corpo de Bombeiros, onde foi apurado o seguinte:

Na primeira delas a equipe PM de Meio Ambiente, juntamente com a médica veterinária do Centro de Defesa à Vida Animal (CODEVIDA), compareceram ao local da denúncia, localizado no bairro Sagrado Coração de Jesus, onde a autora, contumaz na prática de maus-tratos a animais domésticos e perturbação de tranquilidade, havia alugado um novo endereço urbano, retomando a prática de acumuladora de cães, reincidindo nas ocorrências de maus-tratos aos animais domésticos.

Os militares foram recebidos pela testemunha, que é moradora das proximidades, relatando que a alguns meses uma senhora havia alugado um imóvel de diversos pavimentos, que fica em frente ao Tiro de Guerra / Exército Brasileiro, local este que está colocando diversos cães, mantendo esse trancados, sem alimentação e água, recursos esses que são supridos por vizinhos e que o fato está causando muita perturbação aos moradores da região. Diante do fato em questão, os animais foram recolhidos por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militares de Formiga e encaminhados ao CODEVIDA para tratamento e recuperação, também foram lavrados autos de infração administrativos em desfavor da autora, bem como ela não foi presa em flagrante, tendo em vista ela não ter sido localizada durante os trabalhos.

No segundo atendimento, que se deu na região do Morro Cavado, zona rural de Formiga/MG, após denúncia de maus tratos a 09 cães, a equipe PM de Meio Ambiente juntamente com a equipe do CODEVIDA, compareceram ao terreno do denunciado, onde presenciaram os 09 animais relatados na denúncia, confirmando o fato. O proprietário foi encontrado no local, pessoa idosa, que mora em uma residência de dois cômodos e que explicou que adota os animais que aparecem na propriedade, contudo, por dificuldades financeiras não pode providenciar mais o trato aos animais, tendo ainda duas fêmeas paridas entre os animais.

Diante das dificuldades observadas a equipe do CODEVIDA se prontificou a acompanhar os animais, bem como alguns parentes que moram em Formiga se prontificaram a ajudar no trato dos animais.

No terceiro atendimento, ocorrido no Bairro Areias Brancas, referente a denúncia do crime dos maus tratos a animais referente a um cão da raça American Pit Bull Terrier. No local a equipe da PM de Meio Ambiente, compareceu juntamente com a veterinária responsável pelo CODEVIDA, deparou com o referido animal que se apresentava bastante magro e apático, com lesões e descamações na região do focinho e do olho direito e com unhas exacerbadamente grandes e apresentando sinais de leishmaniose canina, conforme apurado pela médica veterinária responsável.

Como o proprietário não procurou tratamento médico veterinário para o animal, este foi autuado administrativamente bem como, foi orientado a encaminha-lo para tratamento veterinário devendo então apresentar comprovante de tratamento a veterinária do CODEVIDA que irá acompanhar o caso.

A Polícia de Meio Ambiente conta com o apoio da população com intuito de identificar autores de crimes ambientais nos municípios da região, repassando as informações para o 2o Pelotão PM de Meio Ambiente, ou através do Disque Denúncia 181.