TESTE DE COVID-19 DEIXA DE SER OBRIGATÓRIO EM VOOS PARA OS ESTADOS UNIDOS

O fim da exigência entrará em vigor no domingo (12/6), mas governo norte-americano garante avaliações sanitárias

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Os Estados Unidos vão suspender a exigência de teste de covid-19 para viajantes que chegam ao país de avião, segundo anunciou a Casa Branca nesta sexta-feira (10).

Conforme um porta-voz da presidência norte-americana, Kevin Muñoz, mesmo com a suspensão da exigência, as autoridades sanitárias vão continuar "avaliando as necessidades com base na ciência e no contexto de circulação das variantes", disse no Twitter.

O fim da obrigatoriedade entrará em vigor no domingo (12), segundo a mídia norte-americana. Antes da chegada da variante Ômicron, as autoridades de saúde dos Estados Unidos endureceram os procedimentos para ingressar no país em dezembro de 2021.

Todos os maiores de dois anos que embarcassem em um voo procedente do exterior deveriam apresentar um teste negativo menos de um dia antes da decolagem, independentemente do status de vacinação contra a Covid.

Exemplos

Vários outros países, principalmente da Europa, já haviam deixado de exigir um teste prévio ao embarque para viajantes internacionais.

Após uma decisão judicial, em abril, também se suspendeu nos Estados Unidos a exigência de uso de máscara nos transportes públicos, em particular nos aviões.

Hoje, os Estados Unidos registram mais de 100 mil novos casos de Covid-19 por dia. Segundo especialistas, esse número é inferior à realidade. O aumento recente tem sido associado a subvariantes da Ômicron. (AFP)