EM ARCOS: MORADORES DO BAIRRO SOL NASCENTE FORMAM UMA REDE DE "VIZINHOS PROTEGIDOS"

O grupo foi formado após a ocorrência de um roubo no bairro, no dia 06 de junho

Foto: Divulgação Polícia

Foto: Divulgação Polícia

Em Arcos, no dia 06 de junho, por volta das 23h28, ocorreu um roubo na rua Lucas Luís de Faria no bairro Sol Nascente. Na ação, os autores do crime abordaram um senhor de 48 anos, que transitava pela rua com sua bicicleta. Os criminosos o agrediram e ainda roubaram sua mochila que continha documentos pessoais e o valor de R$100. A ação foi flagrada por câmeras de segurança das residências vizinhas e que acabou ajudando a Polícia Militar a identificar um dos autores do crime.

Esse acontecimento assustou muito os moradores da região e isso fez com eles se mobilizassem para deixar o bairro mais seguro. Para isso, eles criaram uma rede de "Vizinhos Protegidos"

Segundo uma das moradoras, o grupo já conta com 200 pessoas e tem como objetivo promover a segurança pessoal e patrimonial dos moradores do bairro. Neste grupo, as pessoas estão atentas e estão sendo orientadas de como agir em relação a segurança da região.

Ela comentou que, a ideia surgiu principalmente devido ao que ocorreu durante o roubo, no dia 06 de junho. Pois, quando o senhor estava sendo roubado ele gritou por socorro e um vizinho o ajudou.

"A ideia surgia quando ficamos sabendo que a vítima pediu socorro e um morador, ao ouvir, o ajudou, evitando que o mesmo ficasse em pior situação. Então é aquele velho ditado "juntos somos mais fortes"", comentou.

Outras ações criminosas

Perguntamos a moradora se já aconteceram outras ações criminosas semelhantes à essa, na região. A moradora se recordou de um caso e contou que, quando estava sendo feito o loteamento do bairro vizinho aconteceu um roubo com um funcionário público, onde os criminosos roubaram relógio e dinheiro e ainda agrediram a vítima, que ficou desacordada e foi jogada em um barranco, vindo a acordar horas depois.

Além disso, a moradora comentou que ultimamente têm sido observadas atitudes suspeitas na região, carros desconhecidos passando devagar e observando as residências, vendedores indo de porta em porta para oferecer produtos e fazendo perguntas fora do contexto e casas sendo fotografadas.

"A violência está em todos os locais, infelizmente essa é a nossa realidade. Precisamos nos proteger de todas as maneiras possíveis", ressaltou.

Apoio das autoridades – Ela comentou que o grupo tem se organizado e tem recebido várias dicas de segurança. Também disse que o grupo já procurou a Polícia Militar e que eles já estão passando algumas orientações para os morados e disseram que irão prestar apoio.

"Depois que fizemos o grupo já identificamos muitas coisas erradas que estão acontecendo e estamos de olho em tudo e em todos a nossa volta"

Ao final da entrevista, a moradora nos disse que também recomenda que os moradores de outros bairros da cidade também se unam para manter a região mais segura e protegida. Segundo ela, depois que formaram esse grupo eles já conseguiram identificar muitas falhas e já estão conseguindo ficar mais atentos a movimentação do bairro.

Ela também deu algumas dicas importantes de segurança que foram repassadas pela Polícia Militar ao grupo.

"Não deixei para acionar o 190 após o fato ou ato, mesmo que não tenha certeza comunique, porque outras pessoas podem ligar denunciando o mesmo ocorrido. O que você observou, pode ter certeza que foi observado por outros cidadãos, mas, lembre-se que se não for comunicado de nada vai adiantar. "Nada fica escondido, sempre tem alguém observando"".

Ela também citou que é importante, sempre que possível, fazer fotografias, filmagens e denunciar, pois, isso ajuda muito na segurança.

Dicas da Polícia Militar de Minas Gerais

A Polícia Militar de Minas Gerais também faz as seguintes orientações, em seu site, para proteção das residências e dos bairros:

- Tenha a chave de sua casa à mão antes de chegar à porta;

- Cuidado ao parar em frente a sua residência, especialmente quando for abrir o portão ou descarregar seu veículo. Certifique-se antes de não haver suspeito próximo;

- Evite dormir com portas e janelas abertas;

- Não admita a entrada de estranhos em sua casa, peça sempre referência em caso de prestadores de serviço;

- Procure fazer parte de alguma rede de proteção para troca de informações e vigilância mútua da rua e do bairro;

- Acione a Polícia Militar, 190 em caso de necessidade.