QUASE 30 UNIDADES ESCOLARES DO CENTRO-OESTE DE MINAS SÃO PREMIADAS PELO ESTADO COM MENÇÃO HONROSA 'ESCOLA TRANSFORMAÇÃO'

Iniciativa da Secretaria de Estado de Educação visa reconhecer boas práticas de ensino nas escolas; nas próximas edições, haverá reconhecimento em dinheiro para as unidades. Veja quais escolas foram reconhecidas na região.

Em Divinópolis nove escolas foram premiadas ?- Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

Em Divinópolis nove escolas foram premiadas ?- Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

Quase 30 escolas do Centro-Oeste de Minas receberam o prêmio "Escola transformação", que reconhece as boas práticas desenvolvidas no dia a dia para a melhoria do ensino. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) e está na primeira edição. Veja quais cidades da região tiveram escolas premiadas.

Segundo a pasta estadual, nas próximas etapas, a premiação será em dinheiro, com a distribuição de cerca de R$ 100 milhões para as unidades que pontuarem nos critérios exigidos.

Escolas premiadas em Divinópolis

Em Divinópolis, a Escola Estadual Lauro Epifânio, que fica no Bairro Interlagos, já recebeu a menção por duas vezes. Neste ano, a premiação envolveu os alunos do turno da tarde. E segundo o diretor, Kênio Cristino, a premiação é resultado de esforço coletivo. "Um esforço que envolve não só os estudantes, mas também a direção, professores e supervisão", pontuou.

Para atingir 100% em todos os quesitos avaliados pelo Estado, a escola trabalhou a busca ativa dos estudantes. Isso porque depois de um período de aulas remotas, foi preciso correr atrás de quem quase desistiu de estudar, por vários motivos.

"A escola reforçou as atividades impressas, em caderno, e monitorou intensamente o rendimento de cada estudante. O desafio era igualar as turmas que por meses tinham ficado afastadas da sala de aula. E parece ter dado certo", disse o diretor.

Na região central de Divinópolis, a Escola Estadual Padre Matias Lobato tem cerca 910 alunos e também foi homenageada pela segunda vez. A premiação deste ano envolveu alunos das séries iniciais do primeiro ao quinto ano. Todas as disciplinas se envolveram.

O foco, segundo a diretora Marizélia Gontijo, foi humanizar o suporte em sala de aula para aumentar a qualidade de ensino e aprendizagem. Na avaliação do Estado, a escola atingiu 100% de aproveitamento na taxa de participação em língua portuguesa e 99,7% em matemática.

Agora, a meta da escola é atingir mais pontos para ser contemplada com premiação em dinheiro.