INÍCIO DE INVERNO NO CENTRO-OESTE DE MINAS DEVE SER DE SOL ENTRE NUVENS E TEMPO SECO

Climatologistas registraram poucas chances de chuvas na região e alertaram para a baixa umidade relativa do ar.

Sol entre nuvens em Divinópolis; imagem de arquivo - Foto: Anna Lúcia Silva/g1

Sol entre nuvens em Divinópolis; imagem de arquivo - Foto: Anna Lúcia Silva/g1

O Centro-Oeste de Minas já vem sentindo os efeitos das frentes frias, mas o inverno começa oficialmente às 6h14 (horário de Brasília) desta terça-feira (21) e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), acaba às 22h04 do dia 22 de setembro. A previsão é que esta semana, que dá início à estação, seja de sol entre nuvens e sem previsão de chuvas na região.

Previsão semanal

A indicação é de que as temperaturas desta semana variem entre 13°C e 25°C, permanecendo amenas, assim como os últimos dias de outono.

Segundo o climatologista Ruibran dos Reis, a frente fria que passou pelo litoral da região sudeste neste último final de semana já se dissipou, mas uma massa polar que veio atrás dela ainda está trazendo nebulosidade para a região, mas não há a previsão de chuvas.

O Inverno no Centro-Oeste de Minas

A climatologista Wanda Prata informou ao g1 que o mês de julho terá temperaturas máximas entre 24°C e 28°C e com poucas chances de chuva. Ou seja, um inverno frio, mas não rigoroso. Assim, a primeira quinzena deve registrar dias mais gelados e a segunda pode ter uma pequena elevação nas temperaturas. Para este ano, a população também pode esperar um mês de agosto frio, diferente do usual.

Além disso, a previsão é que a umidade do ar no inverno esteja sempre abaixo de 30%, o que reforça a importância do cuidado com a hidratação. "Tomar mais água do que o costume, embora a gente não sinta muita sede nesse período. Mas é preciso para evitar tonturas, hemorragias no nariz, cefaleias e outras mazelas que costumam aparecer", ressaltou Wanda.

La Niña

É chamado de "La Niña" o fenômeno responsável pelo resfriamento da água do mar do Oceano Pacífico, na costa do Peru e do Equador.

Segundo Ruibran, esse fenômeno está atuando neste período, o que influencia na baixa das temperaturas médias no Brasil e faz com que as frentes frias cheguem com maior facilidade ao país. Veja abaixo.

Frentes frias

O Estado de Minas Gerais pode esperar a chegada de duas frentes frias. A primeira, logo no começo de julho, vem acompanhada de massa de ar polar e a segunda será em agosto.

Ruibran afirmou que essas frentes frias atuam com bastante incidência na região Centro-Oeste de Minas, porque estão mais próximas do oceano. Por isso, os moradores podem esperar mínimas entre 7°C e 8°C e máximas em torno de 24°C a partir do começo destas atuações.

Dia a dia

  • Segunda-feira (20): dia ensolarado, com algumas nuvens. Temperaturas variam entre 11°C e 26°C;
  • Terça-feira (21): dia ensolarado, com algumas nuvens, mas sem chuvas. Temperaturas variam entre 11°C e 26°C;
  • Quarta-feira (22): dia ensolarado, com algumas nuvens, mas sem chuvas. Temperaturas variam entre 12°C e 27°C;
  • Quinta-feira (23): dia ensolarado e sem nuvens no céu. Temperaturas variam entre 12°C e 28°C;
  • Sexta-feira (24): dia ensolarado e sem nuvens no céu. Temperaturas variam entre 13°C e 29°C;
  • Sábado (25): dia ensolarado e sem nuvens no céu. Temperaturas variam entre 13°C e 28°C;
  • Domingo (26): dia ensolarado e sem nuvens no céu. Temperaturas variam entre 9°C e 27°C.