LAGO DE FURNAS COMEÇA INVERNO COM MELHOR NÍVEL DA ÚLTIMA DÉCADA

Represa está com nível de 766,2 metros, o que representa 85,43% do volume útil do reservatório.

Lago de Furnas começa inverno com melhor nível da última década Â- Foto: Padre Clayton Bueno Mendonça / Todos por Furnas

Lago de Furnas começa inverno com melhor nível da última década �- Foto: Padre Clayton Bueno Mendonça / Todos por Furnas

O Lago de Furnas começou o inverno com o melhor nível para o período dos últimos 10 anos. A represa está com nível de 766,2 metros, o que representa 85,43% do volume útil do reservatório. O nível se torna importante para o início da estação historicamente menos chuvosa no Sul de Minas.

O inverno começou às 6h14 desta terça-feira (21). A última vez que Furnas abriu a estação mais frio do ano com marca igual ou superior à deste ano foi em 2011, quando estava com 95,58% do volume útil e o nível de 767,5 metros.

Desde então, a represa passou por momentos difíceis. Em 2015, por exemplo, Furnas abriu a estação em seu pior momento, com 29,01% da capacidade total.

Para o nível de 2022, as chuvas do verão e a diminuição da vazão da represa colaboraram para que o nível do reservatório subisse e se mantivesse estável durante o outono.