CRAS ABRE INSCRIÇÕES PARA AULAS DE TREINAMENTO FUNCIONAL EM PIUMHI

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

A Secretaria de Assistência Social de Piumhi iniciou a partir de segunda-feira, 25, as inscrições para as aulas de treinamento funcional que serão realizadas todas as terças e quintas, às 16h, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na rua Padre Abel, nº 1.361, no bairro Pindaíbas.

De acordo com a profissional de educação física e responsável pelas aulas, Lorena Melo, qualquer pessoa pode praticar o treinamento funcional, desde que tenha liberação médica, independentemente se for adulto, idoso ou criança, pois os exercícios são adaptados aos objetivos e necessidades do participante. Ela explicou ainda que o treinamento funcional pode ser feito com até 20 pessoas por horário.

Lorena ressaltou ainda que, o objetivo desse tipo de treinamento é a iniciação à prática de atividade física e inclusão. Trata-se de um método de treino aprimora o corpo para realização de um esporte ou de movimentos e funções do dia a dia, como agachar, correr, sentar, pular, empurrar ou carregar um objeto, entre outras ações.

"Esse tipo de exercício desenvolve o corpo como um todo de maneira eficiente, pois utiliza todas as regiões de forma integrada. São realizadas atividades de força, potência, agilidade, equilíbrio e resistência, trabalhando de forma integrada toda a região corporal", disse a profissional.

Os interessados podem fazer suas inscrições no CRAS, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Benefícios do funcional

Além da melhora no desenvolvimento de atividades realizadas no dia a dia e ajudar no emagrecimento, o treinamento funcional auxilia no ganho no condicionamento físico, resistência cardiorrespiratória, perda de peso, maior flexibilidade corporal, funcionalidade unilateral dos membros superiores e inferiores, integração dos movimentos do corpo, aumenta a força, fortalecimento do core (músculos da região abdominal, lombar e pélvica), aprimora a postura, auxilia na diminuição de porcentagem de gordura no corpo, além de ser uma prática, que realiza um movimento conjunto de vários músculos, elevando o gasto calórico, ou seja, é boa opção para quem deseja perder peso.