O VALOR APRESENTADO NA MÉDIA BRASIL ESTÁ 24,7% ACIMA DO APRESENTADO NO MESMO MÊS EM 2021 E É RECORDE DA SÉRIE HISTÓRICA DO CEPEA.

Ilustração

Ilustração

Foi divulgado pelo Cepea-Esalq/USP o preço do leite captado em junho/22 e pago em julho/22 aos produtores. O valor fechou em R$ 3,1932 na "Média Brasil" líquida, apresentando alta de 19,1% em relação ao mês anterior – aumento de 51 centavos/litro. Hectare ou alqueire: qual medida de terra usar? O valor apresentado na média Brasil está 24,7% acima do apresentado no mesmo mês em 2021 e é recorde da série histórica do Cepea, que teve início em 2004.

O leite no campo acumula valorização real de 42,7% desde janeiro (valores deflacionados pelo IPCA de junho/22). Gráfico 1. Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de abril/2022).

A alta se justifica devido a oferta de leite no campo estar enxuta, o que gera disputa entre as indústrias de laticínios pela matéria prima. Segundo o MilkPoint Mercado, o valor do Leite Spot (leite comercializado entre as indústrias), ficou em em R$4,06 na segunda quinzena de julho.