SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO PEDE EXONERAÇÃO

Governo Zema já confirmou novo nome para comandar a pasta

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

À frente da secretaria de educação no governo de Romeu Zema (Novo) desde o início do mandato, Julia Sant"Anna pediu a exoneração do cargo nesta sexta-feira (5). O governo informou que o novo secretário de estado de Educação será Igor de Alvarenga, servidor de carreira da rede de ensino em Minas Gerais, que até então ocupava o cargo de subsecretário de articulação educacional. A mudança na pasta será formalmente concluída com a publicação, neste sábado (6), no Diário Oficial do Estado.

O motivo da saída de Julia não foi informado. Em nota encaminhada pelo governo, a administração estadual destacou alguns trabalhos da ex-secretária, como a implementação do ensino remoto durante o pico da pandemia da Covid-19 além de reformas nas escolas e regularização dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb.

Apesar dos elogios do governo Zema, a ex-secretária teve que enfrentar diversas greves dos professores, antes e durante a pandemia. Alguns dos motivos das paralisações foram a própria implementação das aulas remotas – pela forma realizada e pelas limitações, como alunos que não tinham acesso à internet ou até mesmo computador ou aparelhos celulares –, mas também pela exposição dos professores ao vírus da Covid-19 quando começou a reabertura das escolas. Outra demanda foi por questão salarial, já que o sindicato alega que a administração de Romeu Zema não paga o piso nacional dos professores.

O conteúdo também destaca que o governador lamentou a saída de Julia Sant"Anna, mas que "respeita a sua decisão".Confira a íntegra da nota do governo de Minas Gerais:

O governador Romeu Zema agradece o importante trabalho prestado pela secretária Julia Sant"Anna à frente da Secretaria de Estado de Educação, ao longo dos últimos quatro anos, e ressalta as ações eficientes durante a sua gestão, sobretudo a implementação desafiadora do ensino remoto na pandemia, o trabalho bem-sucedido para equipar e reformar escolas, além da regularização dos repasses do Fundeb. O governador lamenta a saída da secretária, mas respeita sua decisão e agradece ao empenho e dedicação nesses anos.

O novo secretário de Estado de Educação será o atual subsecretário de Articulação Educacional, Igor de Alvarenga, servidor de carreira da rede estadual de ensino de Minas Gerais, onde atuou como professor e diretor escolar. Em continuidade ao bom trabalho realizado, o governador deseja sucesso para o novo secretário. A nomeação de Igor de Alvarenga será publicada neste sábado (6), no Diário Oficial de Minas Gerais.