PELO WHATSAPP, GOLPISTA SE PASSA POR PARENTE DE BAMBUIENSE E PEDE DINHEIRO

Ilustração

Ilustração

Um homem, que não terá sua idade revelada, morador de Bambuí/MG caiu em um golpe na última semana e perdeu aproximadamente R$3400,00, após transferir dinheiro para criminosos acreditando estar ajudando um parente.

De acordo com informações levantadas pela TV Bambuí, o homem foi procurado por um número de telefone com DDD 037 onde o criminoso alegou ser um parente da vítima. O criminoso usou a mesma foto de perfil e nome utilizados pelo parente da vítima. Para justificar a mudança de número o criminoso alegou que o antigo número havia sido cancelado pela operadora.

Sem suspeitar do que estava ocorrendo, o homem realizou alguns depósitos bancários totalizando o valor de R$3400,00.

Não cai em golpes! Confira as dicas a seguir.

Mas como é possível o golpista saber o grau de parentesco da vítima com aquela pessoa que ele está conversando? Isso está relacionado a duas coisas:

Vazamentos de dados: muitos de nós temos dados como e-mail, número de celular, RG e CPF em algum lugar da internet. Alguns sites sofrem brechas que acabam disponibilizando essas informações pessoais para a internet. E quem procura, acha.

Rede sociais: provavelmente a maioria de nós também tem fotos com parentes e amigos. Sua mãe ou seu pai já comentaram em uma foto sua, ou já deram parabéns pelo seu aniversário? O post está lá, na linha do tempo. O ditado se repete aqui.

Golpistas procuram e acham os dados e a foto e colocam essas informações em uso na hora de abordar a pessoa pelo WhatsApp. Não se trata de ter o celular clonado, como muita gente pensa. Na verdade, o golpe usa informações vazadas. Pessoais, mas que são na verdade "públicas".

Não é um golpe de SIM Swap, quando o golpista consegue clonar seu chip de celular, obter acesso a suas conversas no WhatsApp e consegue até fazer um backup dos dados. É possível identificar, por meio das configurações do mensageiro, quando outro dispositivo estranho está usando o app.

"Em todos esses casos, as vítimas costumam ser parentes muito próximos, como irmãos, pais ou tios. O fraudador não entra em contato com um simples amigo ou conhecido", afirma Fernando Guariento, diretor de Professional Services da consultoria digital AllowMe.

No meu caso, foi justamente uma parente próxima. E o golpista provavelmente já sabia disso ao abordá-la. É mais apelativo chamar um familiar na hora de pedir por ajuda — mesmo sendo uma transferência de quatro dígitos pelo Pix.

Como previnir o golpe? Segura a emoção

Para se previnir do golpe, é necessário restringir o acesso das redes sociais a qualquer "joão ninguém". É possível tornar contas de Twitter, Facebook e Instagram limitadas apenas a pessoas que são adicionadas, ou seja, quem você supostamente deveria conhecer.

É recomendável dar uma olhada na lista de amigos dessas plataformas também, para pegar contatos estranhos que você adicionou e que podem ter sido usados por um golpista.

Caso você tenha restringido o acesso a sua conta apenas para sua lista de amigos e ainda tenha caído no golpe, é provavelmente porque você foi vítima de phishing — isso é, clicou em algum link suspeito que deu acesso ao perfil pessoal de graça ao golpista. Tome sempre cuidado ao abrir URLs suspeitas. Não clique em qualquer link na internet, e-mail ou mensagem via SMS.

E, acima de tudo, mantenha-se calmo. Um dos assuntos mais pesquisados do Google nesse ano é "como ser uma pessoa fria", e recomendamos que a pessoa adote-a nesses momentos. Pergunte-se: "meu parente geralmente escreve desse jeito?" ou "qual a chance dele me pedir um pagamento urgente na hora em que o celular quebra?".

Por fim, é recomendável obter alguma prova de que a pessoa é realmente aquela que você conhece e não um desconhecido. "Manda foto de agora" é uma sentença estranha mas pode servir nesse caso.

Guariento finaliza com outra dica:

A bala de prata nesse caso é a vídeo-chamada. O fraudador vai dar um milhão de desculpas, ressaltar a urgência, dizer que não pode fazer, etc. Isso porque quando você faz uma vídeo-chamada, acaba todas as dúvidas, inclusive se a voz é parecida, por exemplo.