DEFICIENTES VISUAIS TERÃO ACESSO A FONES DE OUVIDO NO DIA DA VOTAÇÃO

Ilustração

Ilustração

Os 186 mil deficientes visuais que possuem registro no cadastro eleitoral para votar nas eleições de 2022 vão ter à disposição fones de ouvido para uso da função de áudio das urnas eletrônicas no primeiro e segundo turnos.

As urnas já contam com o sistema Braille e a identificação da tecla "5" no aparelho, que facilita a operação para cegos e pessoas com baixa visão. O Tribunal Superior Eleitoral também incrementou os aparelhos com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Os eleitores que precisarem desse serviço, mesmo não estando cadastrados, poderão solicitar ao mesário a habilitação do recurso.

Os sinais sonoros emitidos pela urna eletrônica vão indicar, cargo, o número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato por meio do uso de voz sintetizada. Também será possível ouvir as instruções sobre as teclas "Confirma", "Corrige" e "Branco".

Ao todo, neste ano, 1.721.381 eleitores declararam ter algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção, um aumento de 35% em relação ao pleito de 2018.

Na parte inferior da página do TSE, o eleitor tem acesso a um simulador para treinar a votação para todos os cargos, inclusive com a opção de ativar a função de áudio. O endereço é tse.jus.br