FILAS LONGAS? VEJA O HORÁRIO QUE TERMINA A VOTAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2022 NO BRASIL

Reprodução

Reprodução

Às 17h no horário de Brasília fecham os portões dos locais de votação para as Eleições 2022. O horário sofre alterações em alguns estados, já que, neste ano, houve a unificação onde existe fuso horário diferente. Em todo o país os relatos são de longas filas, que chegam a ultrapassar 1h de espera. Entretanto, para quem ainda estiver na fila da seção eleitoral quando o horário final chegar, o voto está garantido.

Em Belo Horizonte, os eleitores relataram que os locais de votação estão mais cheios em relação ao último pleito, quando ocorreram as Eleições Municipais, em 2020. Para se ter ideia, o ex-prefeito de BH e candidato ao Governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD), esperou por 50 minutos para votar no Colégio Estadual Central.

A fisioterapeuta Luísa Magalhães, de 25 anos, decidiu voltar para a casa depois que chegou ao seu local de votação e encontrou longas filas. "Estava difícil até de subir a rampa e de ver o número da seção. Eu cheguei a ficar quinze minutos na fila, mas ela não andou", contou. A seção eleitoral de Luísa é na Escola Estadual Governador Milton Campos II, mais conhecida como Estadual Central, no Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte. "Eu pretendo voltar durante a tarde para votar. Espero que esteja bem mais vazio", relatou.

Apesar do medo de muitas pessoas de não conseguiram chegar às urnas até as 17h, por conta das longas que filas que estão se formando nesta eleição, de acordo com o TRE-MG, não é necessário preocupação.

Mesmo após o fechamento dos portões dos locais de votação, o voto estará garantido, segundo o órgão, para os eleitores que já estiverem na fila no momento do encerramento.

As seções eleitorais de Rondônia, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Roraima abrirão uma hora antes das demais localidades do país, ou seja, às 7h no horário local. Portanto, os portões se fecham às 16h nestes estados.

Boa parte das seções do Amazonas também iniciará a votação às 7h, mas, como algumas localidades seguem o fuso horário do Acre, nesses lugares, os trabalhos de coleta dos votos do eleitorado começarão com duas horas de antecedência, ou seja, às 6h, e se encerrarão às 15h.

Já em Fernando de Noronha, o arquipélago sob administração do estado de Pernambuco, a votação será iniciada às 9h do horário local para coincidir com o horário de Brasília. Com isso, o fechamento para os moradores da ilha acontece às 18h.

Essa diversidade se deve aos fusos horários diferentes e a uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021, que determinou a uniformização do horário de votação em todo o país.

Nas Eleições Gerais de 2022, as seções eleitorais serão abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília, desde que não haja eleitores na fila. Como consequência, estados com fuso horário diferente da capital terão de se adequar à medida.