ARMAS DE FOGO SÃO EXIBIDAS EM EVENTO DE DIA DAS CRIANÇAS DE PREFEITURA EM MG; IMAGENS MOSTRAM MENINO COM BOMBA NA MÃO

"Tempo de Brincar" foi realizado em Uberaba em parceria com a Polícia Militar, o Exército e a Guarda Civil Municipal.

Reprodução/ Internet

Reprodução/ Internet

Uma festa em comemoração ao Dia das Crianças organizada pela Prefeitura de Uberaba, nesta quarta-feira (12), não teve apenas brincadeiras e músicas infantis. Uma exposição com armas de fogo e granadas também foi realizada pelas forças de segurança e permitiu que as crianças se aproximassem e até tocassem nos armamentos.

O evento, chamado de "Tempo de Brincar", foi realizado em parceria com a Guarda Civil Municipal, as polícias Militar e Penal e o Exército Brasileiro. Imagens que circularam nas redes sociais mostram as armas expostas em uma mesa e várias crianças em volta. Em determinado momento, um menino chega a segurar uma bomba na mão.

Na divulgação do evento realizada pela Prefeitura dias antes, o Município cita que haveria uma "demonstração feita pelas forças de segurança". O texto não inclui referências à exposição de armamentos.

A TV Integração procurou o Município para comentar o caso e explicar o motivo da exposição. Em nota, a Prefeitura disse que as forças de segurança pediram para participar do evento para "afastar o medo culturalmente imposto nas crianças sobre as forças de segurança", e que não houve nenhum incidente com o armamento. Veja o posicionamento na íntegra mais abaixo.

A reportagem também entrou em contato com a Polícia Militar. Pelo telefone, a assessoria de comunicação da 5ª região da PM informou que as armas expostas não estavam carregadas e as munições estavam todas inertes. Ainda segundo os militares, o ambiente onde a exposição aconteceu "era totalmente controlado" e os militares nesse trabalho são treinados especificamente para esse fim.

"A Polícia Militar de Minas Gerais esclarece e reforça que não havia nenhum risco no momento da exposição", complementou a instituição.

Em nota, o Tiro de Guerra informou que o "Exército Brasileiro participou com exposição de material e no apoio de distribuição de alimentos e organização de filas, nenhum armamento foi colocado em exposição".

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), esclareceu que "as armas estavam descarregadas, sem oferecer qualquer risco às crianças e seus familiares. Os policiais penais foram orientados para fazer apenas a exposição do trabalho, garantindo a segurança de todos em primeiro lugar".

Ao g1, a Polícia Civil informou que participou, exclusivamente, para apresentação de viaturas caracterizadas em espaço restrito para a PCMG.

A reportagem tentou contato pelo telefone com o Conselho Tutelar de Uberaba para saber o posicionamento do órgão sobre o evento, mas as ligações não foram atendidas.

O que diz a Prefeitura

"Anualmente, a Prefeitura de Uberaba promove nesta data o evento denominado Tempo de Brincar. As forças de segurança pública - Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e do Exército Brasileiro, solicitaram a participação neste evento com o propósito de afastar o medo, culturalmente imposto nas crianças sobre as forças de segurança, e promover uma aproximação destas com a comunidade. A aproximação visa reduzir a sensação de medo e insegurança, aumentando a confiança da população e nas crianças de modo que entendam que os órgãos policiais são protetores e amigos.

No evento específico, foram demonstrados mecanismos de defesa e expostos equipamentos usados nas operações realizadas pelas instituições participantes com acompanhamento e manejo altamente profissional, tecnicamente e pedagogicamente responsável, sem registro de nenhum incidente, salientando a presença dos pais e responsáveis pelas crianças que lá também compareceram.

A festa foi realizada na Praça da Mogiana, logradouro histórico da cidade. além dos brinquedos instalados no local para a festa, recreações promovidas por educadores físicos relembraram brincadeiras antigas como corrida no saco, bambolê dentre outras. A Prefeitura Municipal esclarece ainda que qualquer excesso que tenha sido cometido durante o evento, caberá investigação por organismos competentes".