ONCOLOGISTA ATEU RETORNA À FÉ AO TRATAR PACIENTES COM CÂNCER: A CIÊNCIA PROVA A EXISTÊNCIA DE UM PODER SUPERIOR

Dr. Stephen Iacoboni, oncologista, cofundador do St. Mary's Regional Cancer Center em Walla Walla Washington e codiretor do Programa de Oncologia e Hematologia do Hospital Geral de Kennewick (Cortesia

Dr. Stephen Iacoboni, oncologista, cofundador do St. Mary's Regional Cancer Center em Walla Walla Washington e codiretor do Programa de Oncologia e Hematologia do Hospital Geral de Kennewick (Cortesia

O Dr. Stephen Iacoboni faz parte da geração baby boomer. Nascido em 1952, ele atingiu a maioridade na década de 1960, quando o país vivia na bolha do sonho americano ideal.

"Fui criado como católico romano e fui muito fiel", disse Iacoboni, "mas há algumas contradições inerentes ao cristianismo, e quando você é jovem e idealista, não entende que os humanos são imperfeitos, e assim você os culpa por coisas que são apenas parte de ser um humano frágil com falhas."

A desilusão de Iacoboni veio no início dos anos 70, quando os problemas sociais que apodreciam nas cidades do interior dos Estados Unidos vieram à tona com protestos pelos direitos civis e movimentos anti-guerra contra o Vietnã.

"Fui criado para ser patriota e acreditava que todos eram iguais; Eu me tornei um jovem adulto e [percebi que] pessoas de cor não têm os mesmos direitos e [nós estávamos] matando pessoas inocentes no sudeste da Ásia [na Guerra do Vietnã]", disse Iacoboni ao Epoch Times durante um telefonema.

Os Estados Unidos se retiraram do Vietnã quando as baixas foram demais para o país suportar.

No rescaldo da guerra perdida, os cristãos, que em sua maioria tinham opiniões conservadoras, foram culpados pelas políticas anticomunistas que levaram à intervenção de oito anos dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

Isso incluiu as baixas crescentes, veteranos traumatizados e histórias de assassinatos brutais pelos militares dos EUA contra civis vietnamitas.

Enquanto os cristãos enfrentavam ataques no fórum público por promoverem a agenda da guerra, a ciência moderna fazia novas e excitantes descobertas, enquadradas em narrativas que negavam a existência de um ser superior.

"A ciência dos anos 60 e 70 saiu e disse: "bem, nós resolvemos o enigma da vida: o enigma da vida é divisível pela bioquímica, que tudo o que você faz, cada pensamento que você tem, cada emoção que você tem , é baseado no DNA e você é apenas uma máquina química.""

No final dos anos 50 aos 70, as descobertas na biologia molecular do DNA explodiram.

Em 1953, James Watson e Francis Crick descobriram que a estrutura do DNA era uma estrutura helicoidal dupla. Jérôme Lejeune demonstrou em 1959 que as doenças são genéticas através de um estudo mostrando que a síndrome de Down é atribuída ao nascimento com um cromossomo 21 extra em cada célula.

Em 1965, o primeiro RNA de transferência (tRNA) foi sequenciado e descobriu-se que as sequências de RNA em conjuntos de três correspondiam a aminoácidos específicos que se ligam para formar proteínas.

"Eu era um químico na época e… eu era jovem e bem educado e estúpido, o que significa que não era sábio. Não consegui ver a falácia nesse argumento, e o argumento chegou a dizer que não há razão para acreditar no Deus de Abraão."


Iacoboni recebeu um livro na faculdade de medicina que moldou seus anos de juventude e influenciou muitos estudantes de medicina da época. O livro era "Acaso e Necessidade", escrito pelo bioquímico Jacques Monod, ganhador do Prêmio Nobel e ateu.

Monod dividiu o prêmio com François Jacob e André Lwoff em 1968. Os três provaram que as informações transportadas no DNA são traduzidas em proteínas por meio de um mensageiro, que hoje conhecemos como RNA mensageiro (mRNA).

Eles também mostraram, usando o operon lac (necessário para o transporte e metabolismo da lactose) da Escherichia coli, que se as ações das enzimas (proteínas que aceleram as reações químicas) fossem ativadas ou suprimidas, são auto reguladas pelo DNA.

Monod usou essa descoberta para solidificar seu argumento de que as ações biomoleculares são controladas exclusivamente pelo nosso DNA e, portanto, não havia entidade superior.

Apesar do desmascaramento de seu argumento mais de 30 anos depois por outro cientista ateu com a descoberta da epigenética, o argumento de Monod contra a existência de Deus persistiu, e o legado de desespero que ele deixou para o homem permaneceu.

"A antiga aliança está em pedaços", escreveu Monod, "o homem finalmente sabe que está sozinho na imensidão insensível do universo, da qual emergiu apenas por acaso. Seu destino não está definido em nenhum lugar, nem seu dever. O reino acima ou a escuridão abaixo; cabe a ele escolher."

Como um jovem adulto impressionável na época, Iacoboni tomou os argumentos de Monod como fatos. Desiludido com o mundo, a narrativa antirreligiosa da política e da ciência fazia sentido para ele.

"Como os cristãos são hipócritas", disse Iacoboni, "sua religião é baseada em um conto de fadas sobre algo que aconteceu há muito tempo, e agora temos provas científicas de que Deus não existe".

Para Iacoboni na época, era mais fácil e provavelmente mais confortável deixar Deus de lado do que acreditar em algo que os respeitados veteranos das ciências negavam de todo o coração.

"Quando você tem 20 anos, não é tão difícil deixar Deus porque acreditar em Deus requer certas restrições."

"[Os anos 70 foram] a época do amor livre. Havia controle de natalidade… Todo mundo estava procurando por mudanças."

No entanto, Iacoboni logo descobriria que sua descrença aos 20 e poucos anos acabaria exigindo uma longa e emocional estrada de volta ao lugar onde tudo começou.

Voltando à fé ao tratar pacientes com câncer

"Na primeira década do século 21, em algum lugar por volta de 2000 a 2010, muito lentamente voltei [a ter fé]."

O livro de Iacoboni "A Alma Imortal", publicado em 2010, aborda a sua jornada emocional de volta à fé enquanto tratava câncer, documentando seus primeiros pacientes enquanto ainda era bolsista, até quando se tornou um oncologista especializado.

Iacoboni exerceu sua bolsa no MD Anderson, que permanece até hoje, um hospital universitário de renome mundial e uma das principais instalações de pesquisa do câncer no mundo.

"Eu pertencia a Anderson – filosoficamente, quero dizer. Como um jovem intelectual ateu, recém-saído da faculdade de medicina e cheio de arrogância, escolhi a oncologia porque queria provar que a ciência e a lógica podem triunfar sobre qualquer coisa – até o câncer", escreveu Iacoboni em seu livro.

No entanto, ele logo perceberia, começando com o primeiro paciente que tratou em Anderson, que com mais frequência do que não, a ciência moderna não conseguiu impedir o câncer de assolar com a vida de seus pacientes.

Pior ainda, Iacoboni logo percebeu que, embora o tratamento de pacientes fosse difícil, ele também tinha que enfrentar outro desafio com o qual não estava preparado para lidar. Seus pacientes queriam mais do que um médico, queriam um curador emocional e um guia; eles queriam que ele os ajudasse a enfrentar suas mortes.

"Sendo ateu, é claro, eu não tinha respostas."

"[Como] médico ateu que lida com pacientes que são em grande parte agnósticos, morrer é muito difícil para todos", disse Iacoboni, "meus pacientes que não se permitiram ter fé foram muito, muito atormentados em seu leito de morte".

Essa realidade agonizou Iacoboni. Ele sabia que algo estava faltando e no meio de sua carreira começou a buscar respostas para ajudar seus pacientes na jornada emocional.

As coisas começaram a mudar para ele quando começou a trabalhar em uma pequena cidade rural, um lugar onde quase todos os seus pacientes pertenciam a uma crença.

O primeiro paciente que o conduziu em sua jornada de volta à fé foi um homem da Ucrânia chamado Pavel. Pavel era um simples fazendeiro. Ele cuidava do gado e das plantações perto do reator nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Quando o desastre de Chernobyl aconteceu em 1986, a radiação deixou seus tomates amarelos, os feijões verdes vermelhos e seu trigo murchou.

No entanto, a esposa de Pavel e as outras mulheres moeram os grãos em farinha para o pão e comeram os vegetais estranhamente coloridos. Pavel e sua família não tiveram escolha. Ou comiam o que plantavam ou passavam fome.

Portanto, não foi surpreendente que Pavel tenha desenvolvido leucemia induzida por radiação a partir dos alimentos contaminados que comeu.

O hospital local de Pavel na Ucrânia não estava equipado para tratar seu câncer, mas ele tinha parentes russos em Washington. Depois que seus parentes contaram a história de Pavel em sua igreja, a igreja a passou para o estado e seu congressista, que era Tom Foley – na época o presidente da Câmara. Foley garantiu dispensa compassiva e um passaporte para Pavel e ele foi levado para Washington para tratamento.

Iacoboni era o médico de Pavel e, embora sua família não pudesse fornecer dinheiro para seu tratamento, sabendo de todos os sacrifícios feitos para trazer o homem ao seu consultório, Iacoboni estava determinado a fazer tudo o que pudesse para ajudar Pavel.

No entanto, Pavel já estava nos estágios avançados e logo estaria com tempo emprestado. Seu primeiro exame de sangue mostrou que ele estava severamente anêmico com seu volume de glóbulos vermelhos em 10% com o intervalo normal de 38-45%.

No entanto, ao conhecer o homem, Iacoboni ficou surpreso com a felicidade do homem sem nenhum sinal óbvio de doença.

No encontro no quarto do hospital, Pavel pulou da cama e apertou a mão de Iacoboni com tanta força que ele sentiu os calos na palma.

Como recordou Iacoboni em seu livro:

"E então, lenta e cerimoniosamente, inclinou a cabeça.

Fiquei surpreso com tal deferência formal. Assegurei-lhe por palavras – e então, descobri que ele quase não falava inglês – que não eram necessárias reverências.

Pavel sorriu levemente, me oferecendo uma expressão que falava o mais claramente possível: não se trata de formal ou necessário, é de apreciação…

E, em uma palavra, honra."

Iacoboni colocou Pavel em transfusões de sangue para a anemia e depois começou a quimioterapia. Pavel alcançou a remissão, mas apenas por 9 meses, pois os medicamentos perderam lentamente a eficácia.

Logo a leucemia tomou conta e se espalhou por todo o seu corpo. O baço de Pavel cresceu do tamanho normal de uma batata para uma melancia.

Pavel estava morrendo.

No entanto, ao longo dos 9 meses que Iacoboni tratou Pavel, ele ficou surpreso ao descobrir que não apenas Pavel não estava ansioso com a morte, como também estava antecipando a morte com ansiedade e admiração.

Pavel era cristão, como muitas pessoas na cidade. Iacoboni tratou muitos cristãos que, em sua morte, não encontraram conforto em sua fé. A fé de Pavel, no entanto, serviu-lhe muito bem.

"Incapaz de falar comigo em palavras, ele se comunicou através da luz em seus olhos, seu sorriso fácil e sua atitude contente. Ele interagia com todos dessa maneira, não apenas comigo."

Em sua própria jornada espiritual e enquanto procurava respostas, Iacoboni foi atraído pela graça e força de Pavel. Iacoboni sabia que seu otimismo e sorrisos não eram uma fachada. O câncer remove todos os tipos de facetas, e ele atendeu todos os tipos de pacientes.

Mesmo quando os danos da leucemia se tornaram óbvios, Pavel permaneceu gentil e não se queixou da dor que sentia. Embora muitos pacientes possam se mostrar corajosos e agir com mais força e saúde na clínica para que Iacoboni os apoie em sua negação da morte , Pavel não.

"Seu otimismo nunca foi forçado de forma alguma. Quando seu corpo moribundo cedeu e sua energia começou a diminuir, ele não lutou contra isso. Ele simplesmente deixou acontecer", escreveu ele em seu livro.

Eventualmente, os dias finais chegaram para Pavel e Iacoboni teve que hospitaliza-lo. Mesmo em seu leito de morte, Iacoboni ficou surpreso ao descobrir que Pavel estava sorrindo, confortando seus amigos e parentes.

Era difícil para Iacoboni se comunicar com Pavel, dada a barreira da língua, então ele ficou com Pavel nas últimas três ou quatro horas ao lado da cama tentando entender esse homenzinho simples tão cheio de graça e força.

"Durante aquela vigília, observei pela primeira vez em minha carreira a rara e avassaladora beleza de uma morte espiritualmente satisfeita", escreveu ele.

Ao contrário de todos os pacientes que Iacoboni tratou nos últimos 15 anos, Pavel optou por morrer naturalmente sem sedativos.

Isso permitiu que Iacoboni ficasse emocionalmente ligado a Pavel até o fim. Pavel manteve os olhos abertos e Iacoboni o observou atentamente.

Então, nos minutos finais, o olhar de Pavel mudou, parecia "puro" – um olhar de serenidade e altruísmo que Iacoboni nunca tinha visto antes.

A princípio, Iacoboni pensou que Pavel estivesse entrando em coma, mas seu pulso estava forte e sua respiração ofegante.

Então, a expressão "pura" de Pavel mudou ligeiramente, e apenas o suficiente para assustar Iacoboni com a convicção de que ele estava sendo observado por outra entidade senciente.

"Alguém que não seja Pavel, o homem – seu ego ou sua persona. Mas quem… ou o que… poderia ser?" Iacoboni perguntou em seu livro.

A verdade parecia saltar para ele, mas era difícil para ele aceitá-la.

Iacobini olhou e prendeu a respiração. Ele não sabia quanto tempo levou antes de relaxar e finalmente admitir. Ele escreveu:

"Sim meu amigo, eu vejo… "isso"…"

"…eu vejo sua alma."

"Naquele momento de epifania, de reconhecimento e realização… Pavel se foi. Seus olhos se fecharam, sua respiração parou e a sala ficou imóvel."

Naquela noite, Iacoboni aprendeu com convicção uma resposta para a pergunta que o perseguia após cada morte de seus pacientes.

"Nunca mais eu me perguntaria se havia algo mais."



Pavel foi a primeira e mais importante peça na jornada de Iacoboni de volta à fé.

Telos: como a ciência prova a existência de um designer

Em 2010, Iacoboni começou a trabalhar em seu livro "TELOS: A Base Científica para uma Vida com Propósito". O livro foi finalmente publicado em 2022.

Ele esperava que se tivesse passado todo o seu tempo escrevendo o livro, "Telos" levaria 6 meses, mas como oncologista, levou 10 anos.

Enquanto Iacoboni retornava à fé emocionalmente – como documentado em "A Alma Imortal" – ele também pesquisava intelectualmente, tentando entender por que o que lhe foi ensinado estava em completa oposição ao que ele estava experimentando.

Ele logo descobriu que a ciência em que ele acreditava firmemente era falha e faltavam evidências-chave para suas teorias, mesmo que as teorias fossem apresentadas como fatos.

Ao longo do livro, ele segue as teorias da vida de vários grandes filósofos e cientistas, incluindo Aristóteles, Isaac Newton, Charles Darwin e muitos outros, até que os leitores cheguem a uma compreensão dos dias atuais.

Pioneiros da ciência moderna, incluindo Monod e Bertrand Russell, todos argumentaram que a vida era acidental e que os humanos estavam sozinhos no mundo sem uma entidade superior.

"O homem é o produto de causas que não previam o fim que estavam alcançando; sua origem, suas esperanças, seus amores e suas crenças são apenas o resultado da localização acidental de átomos", escreveu Russell.

Embora esses argumentos tenham feito os crentes de sua doutrina se sentirem liberados, também os levaram ao "desespero inflexível" que Russell enfrentou, assim como muitos dos primeiros pacientes de Iacoboni experimentaram.

Pois, se seus corpos e suas vidas fossem acontecimentos acidentais, isso eliminaria seu senso de propósito, o sentido de viver.

"O infame ateu Bertrand Russell disse em um tom semelhante em uma idade jovem: "Eu considerei o suicídio, o que eu teria feito, mas não o fiz pelo fato de achar a matemática muito interessante" ", escreveu Iacoboni.

Ao contrário do que lhe foi ensinado, Iacoboni observou a natureza e percebeu que a vida estava repleta de propósito e intenção.

Estava cheio de Telos, significando fim ou propósito último.



"O melhor exemplo dessa [vida com propósitos] no mundo são os pinguins-imperadores. Eles andam 60 milhas no gelo para conseguir comida e enchem seus estômagos e andam 60 milhas de volta e regurgitam a comida para o filhote", disse Iacoboni.

"Porque eles fazem aquilo? Por que esse pinguim não diz que não estou andando 60 milhas para alimentar uma garota idiota? Eu só vou me encher e depois vou relaxar, eles não fazem isso."

Não só os pinguins imperadores suportam esse trabalho físico para criar seus filhotes, o livro de Iacoboni também mostrou que eles têm uma compreensão inata da termodinâmica na incubação

"Pinguins imperadores, que se amontoam em uma nevasca antártica, cada um girando por sua vez do centro para a outra borda do círculo e vice-versa, compartilhando o frio e se protegendo no ambiente mais hostil da Terra. Ninguém treinou o pinguim para realizar essa manobra complexa ou explicou a eles que, cooperando dessa maneira, eles seriam mais capazes de sobreviver do que se fossem sozinhos. O conhecimento interior para agir com tal propósito já estava dentro deles, inerente ao seu comportamento."

Sua vontade inerente de criar seus filhotes supera significativamente seu desejo natural de sobreviver. Essa compreensão de seu próprio físico e de como eles deveriam funcionar veio completamente da natureza inata a eles.


Iacoboni deu muitos exemplos desses impulsos inatos em seu livro. Ele observou como as girafas recém-nascidas 10 minutos após o nascimento se levantam e mamam de sua mãe, realizando uma tarefa inata a elas mesmas.

De onde veio essa compreensão inata?

Iacoboni argumentou que foi "projetado" no organismo.

Quando projetamos algo, nós o imbuímos de um propósito e intenção específicos, e vendo que a vida é preenchida com um impulso natural que supera apenas a sobrevivência, Iacoboni argumentou que deve haver um designer superior, independentemente de podermos ver esse indivíduo ou não.

"Se você anda pela praia… encontra um castelo de areia e ninguém está por perto. Você teria que se perguntar, o que essa coisa está fazendo aqui? A areia, o vento e a água fizeram isso? Auto-organizado com forças cegas? Ou alguém com um intelecto de design montou tudo?" perguntou Iacoboni.

"Essas são as duas únicas possibilidades, certo? E eu não acho que dificilmente haja alguém que não seja deficiente, que diria "a areia e o vento construíram um castelo de areia". Eles diziam "não, um pai e seus filhos construíram um castelo de areia, brincaram e foram para casa"".

Essa é a mesma mentalidade que Iacoboni estabeleceu na forma como encara a vida. Embora não possamos ver o pai e os filhos construindo o castelo de areia, vemos o intelecto e o design na construção temporária de areia, e nos seres vivos, Iacoboni também pode ver o design e a inteligência.

Os tubarões têm uma estrutura chamada ampola de Lorizini que nenhum outro animal possui. É uma rede única de poros cheios de muco na frente e nas laterais que permitem ao tubarão capturar presas. A maioria dos tubarões tem um senso de visão muito ruim e também não consegue nadar tão rápido, então o que ele quer é poder pegar uma presa em perigo. É isso que suas ampolas fazem; ele pode detectar turbulência à distância.

Como pode Charles Darwin argumentar que surgiu da evolução? O que significa que os tubarões não tinham ampolas, mas a ganharam por meio de uma mutação (mudança aleatória no DNA).

Isso pode parecer ótimo em teoria, mas a realidade geralmente conta uma história diferente.

"O problema é que se você tem mutações aleatórias, você não vai a lugar nenhum de forma construtiva. Tudo é destrutivo", disse Iacoboni, "Na área médica, sabemos o que as mutações fazem, elas matam você".

Em humanos, as mutações são a base de doenças geneticamente herdadas e câncer. Além de criar bactérias e vírus resistentes a medicamentos, a maioria das mutações em animais e plantas levam a doenças.

Além disso, os tubarões têm 16.000 bilhões de pares de DNA, então também é uma questão de chance não apenas ter as mutações úteis, mas também que deve haver combinações de mutações na área apropriada, uma vez que as outras mutações em outros lugares não matam o tubarão primeiro.

Mesmo no cenário hipotético de que as ampolas vieram de mutações, isso levanta a questão da sobrevivência do tubarão sem ampolas, com baixa visão e capacidade média de nadar. Como teria sobrevivido ao longo de muitas gerações para ganhar as ampolas?

Se o tubarão tivesse boa visão e pudesse capturar presas sem as ampolas, então os tubarões que estão vivendo agora deveriam ser aguçados na visão e com ampolas, tendo os tubarões perdendo gradualmente a visão contradiz a teoria da sobrevivência do mais apto onde aquele com as características mais benéficas sobrevivem e transmitem suas características.

Portanto, Iacoboni argumentou que a outra razão plausível é que tudo foi projetado, com todas as funções e propósitos naturalmente fundidos no modelo final de vida.

"Organismos são sobre organização", escreveu Iacoboni. Até a própria etimologia da palavra organismo está enraizada na ordem e no design.

Uma "convocação"

TELOS é uma "convocação", disse Iacoboni. Não é simplesmente um exercício, nem uma leitura, mas sim o reconhecimento de que existe um criador superior. Indivíduos infiéis estão condenados à mesma miséria e caos experimentados por Monod, Russell e outros cientistas ateus citados em seu livro.

"Não estou interessado em nomear Deus, não sou teólogo", disse Iacoboni.

"Eu só quero que você acredite em um designer supremo e entenda que há um propósito maior que permeia a vida e que você precisa entrar em contato se quiser ter uma vida que valha a pena ser vivida."