Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

MINAS GERAIS

CEMIG ALERTA PARA GOLPISTAS QUE USAM O PIX PARA ENGANAR CONSUMIDORES

Segundo a companhia, há casos em que o cliente transfere dinheiro para terceiros por meio de QR codes fraudulentos, ligações de falsos atendentes e boletos enganosos


Golpistas usam o pix para enganar consumidores da Cemig �- Foto: Divulgação/Cemig

Uma praticidade que vira alvo de criminosos. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) comunicou à imprensa nesta segunda-feira (24) para casos de golpes aplicados contra consumidores por meio do pix. Segundo a Cemig, há casos em que o cliente é enganado por QR codes fraudulentos ou por ligações de falsos atendentes. Boletos enganosos, que resultam em transferência de dinheiro para golpistas, também é comum.

Diante disso, a Cemig aconselha o cidadão a sempre checar o CNPJ e o nome da pessoa destinatária do pix. O ideal é que o consumidor só quite faturas obtidas a partir dos canais de atendimento da empresa: o app e o site Cemig Atende, o telefone 116, a conta física recebida em casa ou o WhatsApp (31) 3506-1160.

Para realizar o pagamento da conta de energia por meio do pix, utilizando a fatura física, basta o cliente fazer a leitura do QRcode com a câmera do celular e pagar a fatura pelo aplicativo do seu banco. O QR code está presente no campo "Reaviso de contas vencidas/ Débitos anteriores" da conta ou ao lado do código de barras tradicional.

As faturas de segunda-via emitidas nos canais de atendimento também disponibilizam a opção para pagamento via pix. Caso o cliente deseje pagar dessa forma e sua fatura física ainda não possua a opção, basta solicitar a segunda-via digital por meio do Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br) ou pelo WhatsApp (número 31 3506-1160).

Se o cliente optar por utilizar o aplicativo Cemig Atende, há mais uma facilidade: pelo aplicativo, além da fatura digital com o QR code, existe a opção "Copia-Cola" do código pix para permitir o pagamento em seu banco digital de preferência, sem a necessidade de utilização da câmera do celular.

Confira as dicas da Serasa Premium para não cair em golpes com pix:


O Tempo

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!