CASOS DE SÍFILIS MAIS QUE DOBRAM EM FORMIGA E SAÚDE INTENSIFICA CAMPANHAS DE COMBATE À DOENÇA

Análise do primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período deste ano apontam 35 casos a mais.

Prefeitura de Formiga aponta aumento de sífilis no município ?- Foto: Ivomar Gomes/Secom-JP/Arquivo

Prefeitura de Formiga aponta aumento de sífilis no município ?- Foto: Ivomar Gomes/Secom-JP/Arquivo

Um balanço realizado pela Secretaria de Saúde de Formiga apontou aumento nos casos de sífilis no primeiro semestre deste ano em relação ao primeiro semestre do ano passado. Foram 35 registros a mais, segundo os dados da Prefeitura, que tem intensificado as ações para combate à doença.

Em 2021, exames clínicos das unidades de saúde do município apontaram 15 casos de sífilis e, em 2022, foram 50.

O setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde intensificou o combate por meio de "busca ativa", campanhas de conscientização e orientação e com a realização de testes rápidos.

Em Formiga, os testes rápidos para doença sexualmente transmissíveis podem ser feitos nas Unidades de Saúde. Basta procurar o Posto de Saúde referência e agendar o exame que é gratuito.


O que é sífilis?

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível e evolui em três fases. Porém, a cura é simples e o tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

É causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida por contato sexual. Pode ser transmitida também na gestação ou parto, causando consequências como aborto, parto prematuro, retardo do desenvolvimento, entre outros.

Nos adultos, a doença tem sintomas que podem evoluir de feridas genitais e manchas no corpo, febre, mal-estar e até lesões na pele, nos ossos e nos sistemas nervoso e cardiovascular, podendo também desenvolver quadros semelhantes à demência e à depressão.