PUTIN DIZ QUE TEM BOAS RELAÇÕES COM LULA E BOLSONARO

Presidente russo disse não se importar com o vencedor do segundo turno no Brasil e afirmou que, em qualquer caso, 'faremos de tudo para que as relações se desenvolvam'.

O presidente Putin disse que 'a futura ordem mundial está sendo formada diante de nossos olhos'. - Foto: Reuters via BBC

O presidente Putin disse que 'a futura ordem mundial está sendo formada diante de nossos olhos'. �- Foto: Reuters via BBC

O presidente russo, Vladimir Putin, disse ter boas relações com Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, os dois candidatos no segundo turno das eleições.

Putin falou sobre os candidatos brasileiros em um fórum empresarial em Moscou na quinta-feira (27). Ao ser perguntado sobre a posição da Rússia sobre a eleição brasileira e a probabilidade de Lula voltar ao poder, Putin disse: "Temos boas relações com Lula e temos boas relações com Bolsonaro".

"Não interferimos nos processos políticos domésticos - isso é o mais importante", acrescentou Putin. "Consideramos o Brasil nosso parceiro mais importante na América Latina, e é, e tudo faremos para que essas relações se desenvolvam no futuro."

Recentemente, os dois candidatos falaram sobre Vladimir Putin.

Em maio, perguntando sobre o que achava da guerra na Ucrânia em uma entrevista a revista norte-americana "Time", Lula disse achar que a invasão de Vladimir Putin foi um erro, mas que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, era tão responsável quanto Putin no conflito.

"Você fica estimulando o cara [Zelensky], e ele fica se achando o máximo. Ele fica se achando o rei da cocada, quando na verdade deveriam ter tido conversa mais séria com ele: "Ô, cara, você é um bom artista, você é um bom comediante, mas não vamos fazer uma guerra para você aparecer". E dizer para o Putin: "Ô, Putin, você tem muita arma, mas não precisa utilizar arma contra a Ucrânia. Vamos conversar!"", defendeu Lula.

No mês seguinte, Jair Bolsonaro falou por telefone com Putin, que garantiu ao brasileiro que cumpriria com "todos os seus compromissos para fornecer fertilizantes ao Brasil". A conversa era sobre a crise global dos alimentos, impulsionada pela invasão russa ao país ucraniano. Rússia e Ucrânia são os principais produtores de grãos do mundo.