AUSTRÁLIA, JAPÃO E OUTROS PAÍSES ENCERRAM ELEIÇÕES PARA PRESIDENTE DO BRASIL; VEJA COMO FOI

Devido à diferença de fuso horário, nações na Ásia e na Oceania já finalizaram a votação destinada aos brasileiros que vivem no exterior

Ilustração

Ilustração

A votação do segundo turno das eleições para presidente começam a partir das 8h deste domingo (30) no País. No entanto, os brasileiros que vivem em outras nações pelo mundo já escolheram quem querem como mandatário da terra natal. Até as 6h, Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul e Japão encerraram a votação.

Nesses países, a votação aconteceu no mesmo horário previsto para o Brasil, das 8h às 17h deste domingo, mas seguindo o fuso local. Devido à diferença, que pode chegar a até 16h a mais — ou seja, enquanto são 8h aqui, na Nova Zelândia já é meia-noite de segunda-feira (31) —, a votação encerra antes que a do Brasil.

Primeira a começar o pleito, a Nova Zelândia finalizou a votação por volta das 17h do horário local, cerca de 1h da madrugada no Brasil. Duas horas após, pelo fuso de Brasília, foi a vez da Austrália. Na Coreia do Sul e no Japão o encerramento aconteceu às 5h.

Neste ano, mais de 697 mil eleitores estão aptos a escolher um candidato mesmo morando fora do País, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles podem votar somente para presidente da República. O número de eleitores no exterior representa um aumento de 39,21% em relação a 2018, quando ocorreram as últimas Eleições Gerais. A votação ocorre em 181 cidades estrangeiras.

RESULTADOS EXTRAOFICIAIS

Após o encerramento da votação, os boletins de urna são fixados nos respectivos consulados e embaixadas para consulta pública, assim como acontece nos colégios eleitorais brasileiros. A partir desses dados, é possível conferir, extraoficialmente, como foi a votação nesses países.

Na Nova Zelândia, os documentos demostraram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o mais votado, escolhido por 70,34% dos eleitores. Já o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL) levou 29,66%. Ao todo, 2.951 pessoas estão aptas a votar nesse país da Oceania. As informações são do portal g1.

Nas cinco cidades da Austrália em que aconteceram a votação, o petista também levou a melhor, ainda conforme os dados da publicação.

Já na Ásia, Lula também tem a maioria dos votos na Coreia do Sul. Bolsonaro venceu no Japão.

É importante reforçar que os dados divulgados até o momento são extraoficiais, já que o resultado oficial só será totalizado na apuração dos votos, que começa após as 17h pelo horário de Brasília, conforme o TSE. Na ocasião, protocolos de segurança do sistema da Corte poderão confirmar as informações.