DIA DE TODOS OS SANTOS (1/11): CONHEÇA A ORIGEM E OS SIGNIFICADOS DA DATA

Reprodução

Reprodução

Em 1 de novembro é comemorado o dia de Dia de Todos os Santos e não é feriado no Brasil. A data é importante no calendário católico, sendo dedicada à celebração e homenagem dos santos e mártires da religião, garantindo que aqueles que não têm uma data própria de festejo não sejam esquecidos.

A homenagem para todos os santos e mártires teve origem no século IV, período de forte perseguição aos santos e cristãos. O padre Carlos Lages, pároco da Paróquia São Sebastião, de Teresina, Piauí, esclarece que o dia deve ser destinado observar e seguir os exemplos destas pessoas que são modelo de confiança.

O Dia de Todos os Santos é celebrado nesta data em todo o ocidente, enquanto nas igrejas do oriente, a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes.

A celebração é reconhecida por várias denominações cristãs, como católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos.

O que é um Santo?

De acordo com a igreja católica são considerados santos aqueles que viveram uma vida de acordo com os ensinamentos do Evangelho e, por isso, a Igreja acredita que estejam junto a Deus.

Origem da Festa de Todos os Santos

No ano 835 d.C, o papa Gregório IV decidiu dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ao longo do ano, ou mesmo não foram reconhecidos como santos oficialmente pela Igreja.

Conforme as tradições da Igreja Católica, após a celebração da Festa de Todos os Santos (Festum Omnium Sanctorum, em latim), celebra-se o Dia de Finados, em 2 de novembro.

Dia de todos os santos em outros países

Em Portugal, o Dia de Todos os Santos é conhecido como o "pão por Deus. De acordo com a tradição, o grupo de crianças andam pelas cidades com um saquinho e vão de casa em casa, onde recebem pão, frutas, frutos secos ou doces.

O Dia de Todos os Santos também é bastante comemorado no Peru. No país, além de visitar as campas dos entes queridos falecidos, culturalmente são preparados pratos tradicionais para oferecer de forma simbólica aos mortos.

As crianças são vestidas com roupas de festa. Ao encontrar uma criança semelhante a uma falecida, essa família presenteia a tal criança com "anjos". Os chamados "anjos" são pãezinhos típicos ou doce de batata doce que são decorados de forma bonita e cuidadosa.