BALSA É REATIVADA APÓS ACIDENTE COM CARRETA BITREM NO PORTO DO RIO GRANDE, EM DELFINÓPOLIS

Na semana passada, após o acidente, outras duas balsas chegaram a funcionar, mas uma delas teve que ser retirada para passar por manutenção.

Travessia no Rio Grande é normalizada após acidente com bitrem em balsa em Delfinópolis - Foto: Cacá Trovó/EPTV

Travessia no Rio Grande é normalizada após acidente com bitrem em balsa em Delfinópolis �- Foto: Cacá Trovó/EPTV

Na manhã desta quinta-feira (3), apenas uma embarcação estava funcionando. Na semana passada, após o acidente, outras duas balsas chegaram a funcionar, mas uma delas teve que ser retirada para passar por manutenção.

No sábado (29), até as urnas eletrônicas tiveram que chegar na cidade por terra porque apenas uma balsa estava em funcionamento.

O problema com as travessias e a entressafra tem gerado feito com que menos bananas cheguem aos centros consumidores. Por conta das travessias de balsas, a Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis destacou que produtores chegaram a ficar até seis horas na fila.

Segundo a Prefeitura de Delfinópolis, há duas embarcações em funcionamento na cidade. O município, conforme a administração municipal, recebeu a visita de dois engenheiros de Furnas, que avaliaram as necessidades de balsas. Uma reunião está marcada, segundo a prefeitura, na sede do DER-MG, em Belo Horizonte, para tratar de melhorias na MG-344 e na MG-44. As rodovias ligam Itaú de Minas, Pratápolis, Cássia, Delfinópolis e Capetinga ao Estado de São Paulo.

Já o DNIT informou que faz o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), o qual apontou a possibilidade de pavimentação da BR-464, juntamente com um trecho da BR-146, fazendo ligação com a região de Araxá (MG). O próximo passo, segundo o DNIT, será realizar a licitação para elaboração dos projetos básico e executivo e execução da obra.

O acidente

Um carreta bitrem caiu no Rio Grande após o motorista tentar entrar na balsa que faz a travessia para Delfinópolis (MG) na manhã de quarta-feira, dia 26.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostraram o momento em que o motorista entrou com a parte da frente do veículo na embarcação, que começou a deixar o cais. Em seguida, a carreta caiu no rio. O motorista da carreta conseguiu sair do veículo antes do acidente.

Segundo comunicado divulgado pela Prefeitura de Delfinópolis (MG), não houve feridos e a Marinha do Brasil esteve no local para investigar o acidente.