GRANIZO PROVOCA DESTRUIÇÃO EM LAVOURAS DE CAFÉ

No início de outubro, produtores mineiros de café já tinham sido prejudicados por chuvas de granizo no estado

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) está fazendo um levantamento das áreas atingidas pelas fortes chuvas de granizo registradas no estado no início da semana.

As lavouras mais prejudicadas estão nas regiões da Zona da Mata, Alto Paranaíba e Sul de Minas. As tempestades ocorreram principalmente nos dias 7 e 8 de novembro.

"Neste momento os técnicos de campo estão fazendo os levantamentos e relatórios das áreas atingidas. Tudo indica que as lavouras de café foram as mais prejudicadas, com chuvas de forte intensidade. Municípios como Cabo Verde e Campos Gerais, no sul de Minas, por exemplo, registraram grande volume de chuva, com granizo", comenta o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Willem de Araújo.

A Emater-MG lembra que os produtores atingidos e que obtiveram crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) devem procurar as instituições financeiras. Essas operações são cobertas pelo seguro do Proagro e Proagro Mais.

O produtor deve comunicar as perdas ao agente financeiro, o mais rápido possível, para a indicação de um profissional para a vistoria da área afetada.

A cobertura do seguro do Pronaf são para contratos de crédito rural renovados a partir de 1º de julho deste ano (safra 2022/2023).

A empresa também alerta para que os agricultores evitem qualquer atitude precipitada. Muitas áreas atingidas poderão ser recuperadas.

Além disso, o tratamento feito nas lavouras vai depender do tipo de cultura. Por isso, o recomendado é procurar assistência técnica especializada.

Granizo em outubro

No início de outubro, produtores mineiros já tinham sido prejudicados também por chuvas de granizo.

O levantamento feito pela Emater-MG na época indicou que 16,8 mil hectares de lavouras no estado foram atingidos, em 63 municípios. A maioria das perdas foi em lavouras de café.