MORTES EM ACIDENTES COM A REDE ELÉTRICA AUMENTAM 14% EM MINAS GERAIS NESTE ANO

Foram 24 mortes registradas em todo o Estado somente nos primeiros seis meses deste ano; Abracopel realiza seminário com orientações sobre o uso seguro e eficiente da energia, em Belo Horizonte

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

O número de mortes em acidentes de origens elétricas aumentou 14,29% no primeiro semestre deste ano em Minas Gerais. Conforme os dados da Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), foram 24 mortes nos seis primeiros meses deste ano, ante 21 no ano passado. A letalidade nesses acidentes preocupa já que o levantamento apontou uma redução no número de casos. Em todo o Estado, foram 46 acidentes com a rede elétrica até junho deste ano e 66 no mesmo período do ano passado.

O estudo apontou ainda um cenário preocupante em todo o país. Somente neste ano, 384 pessoas morreram vítimas destes acidentes. As duas principais causas de fatalidades foram o choque elétrico, com 330 vítimas, e os incêndios causados por origens elétricas, com 33 mortes. O levantamento da Abracopel mostrou também um aumento de 26,70% no número de acidentes. Foram 949 ocorrências no primeiro semestre de 2022, contra 759 no mesmo período de 2021.

Com o objetivo de orientar a população quanto aos riscos, a Abracopel realiza hoje e amanhã, em Belo Horizonte, um seminário sobre o uso seguro e eficiente da eletricidade. O evento conta com uma série de palestras que oferecem a teoria e a prática juntos em um mesmo local. "Além de todo conhecimento técnico, o evento oferece a oportunidade de os profissionais realizarem um grande networking entre parceiros e empresas do setor. Nós entendemos que tudo isso traz um enriquecimento para as carreiras dos participantes", afirma o diretor-executivo da Abracopel, Edson Martinho.

O seminário, nomeado Roadshow Técnico de 2022, é realizado no Auditório do SECONCI-MG, no bairro Lagoinha, região Nordeste da capital. As palestras são conduzidas por profissionais das mais diversas empresas do setor. Os participantes do evento receberão certificado físico entregue no dia do evento e poderão concorrer a material didático oferecido pela Universidade Abracopel.