COVID-19: POPULAÇÃO VOLTA A PROCURAR POR VACINAÇÃO APÓS AUMENTO DE CASOS EM PASSOS

Reprodução

Reprodução

A população voltou a procurar pela vacina contra a Covid-19 em Passos (MG) após a cidade registrar aumento no número de casos. Para conter um novo avanço da doença, a prefeitura também voltou a exigir o uso de máscaras de proteção contra o coronavírus nas unidades de saúde.

Em Passos, pouco mais de 84% da população recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid, 78% a segunda, 63% a terceira e apenas 28,74% a quarta dose do imunizante.

Ao mesmo tempo, apenas em novembro deste ano, Passos e os municípios que fazem parte da Regional de Saúde registraram 424 casos de Covid-19 e uma morte por causa da doença. Neste período, Passos confirmou 76 novas infecções.

"A grande maioria [tem buscado] a dose de reforço, ou a terceira dose de menores de 40 anos, a quarta dose acima de 40 anos. Muitas pessoas estão com o esquema incompleto da vacinação contra a Covid. Por conta desse aumento de casos positivos, o pessoal está vindo completar o esquema vacinal", explicou Priscila Faria, que é enfermeira referência técnica em imunização na cidade.

Por conta do aumento de casos na cidade e na região, o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 voltou a ser obrigatório em unidades de saúde de Passos. Conforme a administração municipal, foi verificado aumento nas transmissões da doença na cidade, o que fez a medida ser novamente adotada no município.

Ao mesmo tempo em que a medida foi novamente estipulada, a vacinação volta a ser ressaltada como principal proteção contra a Covid.

"A vacina é nossa principal proteção contra o vírus. As vacinas que estão hoje em circulação conferem uma proteção principalmente contra as formas graves, não contra adquirir a doença. Mas sim contra as formas graves da doença", falou o médico otorrinolaringologista Alexandre Ordones.