IFMG REALIZA PROVA DO PROCESSO SELETIVO 2023 PARA 12 MIL CANDIDATOS AOS CURSOS TÉCNICOS

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Serão realizadas no próximo domingo, 4 de dezembro, as provas objetivas do exame de seleção para cursos técnicos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), alunos ingressantes no primeiro semestre letivo de 2023. As provas têm previsão de início às 13h e término às 17h. Cerca de 12 mil candidatos participam do processo seletivo dos cursos técnicos integrados e subsequentes, que oferta 2.809 vagas em 62 cursos.

A prova objetiva de conhecimentos gerais é constituída por 50 questões de múltipla escolha, sendo: 15 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 15 de Matemática e suas Tecnologias; 10 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 10 de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Os exames serão aplicados na cidade onde está situado o campus ofertante do curso em que o candidato se inscreveu: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista. Excepcionalmente, serão aplicadas provas na cidade de Capelinha e Mariana, para candidatos aos cursos dos campi São João Evangelista e Ouro Preto, respectivamente, que fizeram esta opção.

No dia da prova - O candidato deve chegar ao local das provas com antecedência de, no mínimo, 40 minutos do horário determinado para início. Para ter acesso à sala da prova, é necessário apresentar um documento oficial válido com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), disponível na área do candidato (clique aqui). São considerados documentos oficiais válidos: carteira de identidade (RG), carteira de trabalho e previdência social (CTPS), carteira nacional de habilitação (CNH - com foto), passaporte dentro do prazo de validade, certificado de reservista ou carteira profissional. O documento deverá conter foto e estar em condições de identificação dos dados do candidato.

Será permitido usar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente durante a prova. É proibido portar qualquer dispositivo eletrônico, como celular, relógio, calculadora, entre outros, mesmo desligados, durante a prova. Também é vedado o uso de bolsas, bonés, chapéus e similares. Em virtude das condições da pandemia de Covid-19, deve-se cumprir, rigorosamente, os protocolos de saúde locais (municipais), e na ausência destes, sugere-se o uso de máscara para a realização das provas.

O gabarito vai ser divulgado em 5 de dezembro. Já a publicação do resultado final está prevista para o dia 23 do mesmo mês. Lembrando que o exame de seleção do próximo domingo é destinado apenas aos candidatos inscritos nas vagas de cursos técnicos integrados (para quem vai cursar o Ensino Médio e o técnico no IFMG) e cursos subsequentes (para quem possui Ensino Médio e deseja ter uma formação técnica). Para candidatos aos cursos superiores, a seleção baseia-se na nota do Enem.

Informações completas sobre a prova objetiva presencial devem ser conferidas no edital de convocação. Em caso de dúvidas relacionadas à prova, o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail: vestibular@ifmg.edu.br, até as 13 horas do dia 02/12/2022 (sexta-feira).

Consulta ao cartão definitivo de inscrição: Área do candidato | Cursos técnicos

Vestibular e Exame de Seleção 2023: Informações gerais

SERVIÇO
Provas do Vestibular 2023 IFMG - Cursos Técnicos
Data: 04/12/2022, das 13h às 17h
Local: consultar comprovante de inscrição (CDI)
Informações: www.ifmg.edu.br