MULHER DE 61 ANOS MORRE VÍTIMA DE COVID-19 EM FORMIGA

Paciente recebeu três das quatro doses recomendadas para pessoas com mais de 60 anos

Foto: Ilustrativa

Foto: Ilustrativa

Após 14 semanas sem registrar óbitos em decorrência de complicações da covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Formiga comunicou nesta segunda-feira (5) que uma mulher de 61 anos infectada pelo novo coronavírus morreu no dia 29 de novembro e elevou o total de perdas sofridas durante a pandemia para 330.

A paciente havia testado positivo para o vírus e estava internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Segundo a pasta, ela tinha histórico de doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes e obesidade. Além disso, a paciente teria recebido três doses da vacina contra a covid-19 e o recomendado para esta faixa etária são quatro aplicações do imunizante.

De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, a Cidade das Areias Brancas registrou 213 casos da doença no período de 29 de novembro a 5 de dezembro, o que corresponde a uma média diária de cerca de 30 novas infecções. A pasta informou ainda que 212 pessoas infectadas estão em acompanhamento. Atualmente, um paciente segue internado na Santa Casa de Formiga.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Polliana Lúcio Lacerda Pinheiro, atribui o aumento de casos à circulação de nova subvariante da ômicron BQ1. Segundo ela, a vacinação é a única forma de evitar as formas graves da doença. "Estudos têm mostrado que a maioria das pessoas contaminadas não tem esquema vacinal completo", comentou.

Em novembro, com o surto da doença, os formiguenses voltaram a ir aos postos para concluir o esquema vacinal. Durante o mês, 92 pessoas receberam a primeira dose (65.920, ao todo), 161 tomaram a segunda (65.870), 275 tiveram acesso à terceira dose (42.920), 514 tomaram a quarta (14.557) e 19, a quinta.