GUIA DA POSSE DE LULA: VEJA HORÁRIOS, CURIOSIDADES, ROTEIRO E PARTICIPANTES

Foto : Reprodução da Intrernet

Foto : Reprodução da Intrernet

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai assumir neste domingo (1º) seu terceiro mandato à frente do país.

O evento que está sendo organizado pela equipe do novo governo vai contar com shows de 60 cantores e bandas, além do tradicional rito de posse, com a participação do presidente eleito e do vice, Geraldo Alckmin.

São esperadas centenas de milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios.

Uma das novidades da posse de 2023 será a realização de um festival de música, no gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, que terá início já na manhã de domingo.

Chamado de "Lulapalooza" nas redes sociais, o Festival do Futuro terá os seguintes horários (veja a programação completa aqui):

10h: início das atividades culturais
Às 13h: pausa para a cerimônia protocolar (veja mais abaixo)
15h50: show com Juliano Maderada, do hit "Tá na hora do Jair já ir embora"
18h30: retomada das atividades culturais
3h30: previsão de encerramento

O festival também será transmitido pela internet. Os canais ainda não foram divulgados.

Na altura dos ministérios da Previdência e do Turismo, na Esplanada dos Ministérios, estão sendo montados dois palcos: Gal Costa e Elza Soares – homenagem às cantoras que morreram em 2022. As apresentações acontecerão de forma alternada em cada palco.

Trajeto de Lula e Alckmin
A sessão solene destinada a dar posse ao presidente e ao vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, acontecerá no plenário da Câmara dos Deputados, a partir das 15h.

Antes, haverá um cortejo pela Esplanada dos Ministérios. Ele começará próximo à Catedral Metropolitana de Brasília, com desfile dos eleitos até o Congresso Nacional, sede da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Após a posse, já na Praça dos Três Poderes, no Palácio do Planalto, o presidente eleito deverá receber a faixa presidencial e fazer um pronunciamento. E, por fim, haverá recepção de chefes de Estado e representantes de vários países no Palácio do Itamaraty.

Veja os horários:

14h20 às 14h30 - O presidente e o vice-presidente eleito chegarão à Catedral Metropolitana de Brasília

14h30 - O cortejo presidencial desfilará pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional. O trajeto tem 1,4 km

14h40 - Chegada de Lula e Alckmin ao Congresso Nacional. Eles estarão acompanhados das respectivas primeiras-damas, Janja da Silva e Lu Alckmin

15h - Sessão solene de posse (expectativa é que dure entre 40 e 50 minutos)

A sessão solene será comandada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Estarão na Mesa, além de Pacheco, Lula e Alckmin, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o primeiro-secretário do Congresso, Luciano Bivar (União-PE), a presidente do STF, Rosa Weber, e o procurador-geral da República, Augusto Aras.

15h50 - Ida ao Senado

Após assinatura do termo de posse (veja curiosidade abaixo), presidente e vice-presidente farão uma pequena parada na sala de audiências do Senado Federal, com previsão de durar cerca de 10 minutos.

Em seguida, Lula, Alckmin e as esposas vão ser acompanhados pelos chefes de cerimonial e devem saiar para o Salão Azul em direção ao Salão Negro.

16h05 - Honras militares
Após atravessar o Salão Negro, o grupo se posicionará na saída do Congresso. O presidente da República, então, deve ser colocar à frente das demais autoridades para acompanhar a execução do Hino Nacional pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial.

16h20 - Saída do presidente e do vice-presidente para o Palácio do Planalto.
16h20 às 18h – Já no Palácio do Planalto, Lula e Alckmin seguirão os seguintes ritos:

O presidente Lula subirá a rampa ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin. Esse momento pode contar com uma participante inédita – a cachorra de estimação da primeira-dama: a Resistência. A vira-lata de 4 anos foi adotada por Janja quando Lula esteve preso em Curitiba, em 2018.