QUEM PASSARÁ A FAIXA PARA LULA? DETALHE DA CERIMÔNIA DE POSSE AINDA É MANTIDO EM SEGREDO

Ilustração

Ilustração

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse como presidente do Brasil neste domingo (1°). A equipe responsável pela organização do evento, comandada pela futura primeira-dama Janja da Silva, tem mantido em segredo como será feita a passagem da faixa presidencial.

A que caberá a tarefa de entregar a faixa ao presidente eleito ainda é uma dúvida que paira na cabeça de muita gente. Tradicionalmente, o ato é realizado pelo presidente em exercício, mas com a ida de Jair Bolsonaro (PL) na última sexta-feira (30), isso não será possível.

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) poderia substituir o candidato derrotado nas últimas eleições durante a passagem. Senador eleito pelo Rio Grande do Sul, ele já afirmou que não cumprirá esse papel.

Seguindo a linha de sucessão, os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também poderiam assumir a transmissão simbólica do cargo. Embora os dois tenham se colocado à disposição para a tarefa, nenhum deles foi confirmado.

Em entrevista à Globo News na última sexta-feira, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, aumentou o suspense sobre a cerimônia. Perguntada sobre quem entregaria a faixa a Lula, ela respondeu: "O povo", sem dar mais detalhes.

Há especulações de que a faixa seja transmitida por um grupo composto por representantes de diferentes segmentos da sociedade brasileira. Segundo a CNN Brasil, a equipe deve ser formada por pessoas negras, brancas, homens, mulheres, um nome do agronegócio e outro do movimento de catadores de materiais recicláveis.