JORNALISTAS SÃO AGREDIDOS DURANTE REPORTAGEM EM SALVADOR; 'UM DELES ME DEU UM SOCO NO ROSTO', LAMENTA REPÓRTER

Repórter, cinegrafista e auxiliar foram agredidos por homens que acompanhavam acidente que vitimou um motociclista na Avenida Orlando Gomes, no Bairro da Paz.

Equipe da TV Record é agredida durante reportagem em Salvador ?- Foto: Joselito Gomes/ TV Bahia

Equipe da TV Record é agredida durante reportagem em Salvador ?- Foto: Joselito Gomes/ TV Bahia

Uma equipe de jornalismo da TV Record da Bahia foi agredida, na manhã desta segunda-feira (16), na Avenida Orlando Gomes, no Bairro da Paz, em Salvador.

Os jornalistas gravavam uma reportagem sobre a morte de um motociclista, ocorrida nesta segunda-feira, no viaduto da Avenida Orlando Gomes, quando pessoas que, de acordo com informações iniciais, seriam familiares da vítima, se dirigiram aos profissionais de imprensa e agrediram os trabalhadores.

Imagens registradas no local mostram a ação de dois homens, que seguem em direção às equipes de jornalismo e, em seguida, agridem a equipe da TV Record.

A repórter Tarsilla Alvarindo, o cinegrafista George Brito e o auxiliar Marcos Oliveira foram agredidos. É possível ver que a repórter foi agredida com um soco.

Por volta das 8h30, a jornalista postou um vídeo nas redes sociais explicando o ocorrido. "Comecei o dia bem, mirando uma semana leve, mas, infelizmente, não foi o que aconteceu. Fui agredida durante um link enquanto noticiava um acidente", comentou.

"Inicialmente, um familiar me perguntou e pediu que não filmasse ninguém. Respeitei o momento, conversei com ele e expliquei que não mostraria de perto. Entramos de longe, falei que tinha acontecido um acidente e que uma pessoa foi a óbito, um homem apenas. Não dei nome, não mostrei rosto de ninguém e, quando já tinha terminado, estava por sair do local, dois homens abordaram nossa equipe e um deles me deu um soco no rosto", afirmou.

Após o caso, a equipe da TV Record registrou ocorrência na 12ª delegacia de Itapuã.

Por meio de nota oficial, a Polícia Civil confirmou que a jornalista agredida registrou a ocorrência na 12a delegacia de Itapuã. A polícia confirmou que os relatos iniciais indicam que familiares de envolvidos no acidente agrediram a profissional.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia divulgou nota de repúdio onde se solidarizou com a equipe de reportagem. O Sinjorba ainda anunciou que, ao lado da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), vai se reunir com o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado da Bahia, Tribunal de Justiça da Bahia, Secretaria de Segurança Pública, e outros órgãos para pedir providências para preservar a segurança dos jornalistas na atividade profissional.

Também por meio de nota, a TV Record repudiou o episódio e disse que "para haver jornalismo sério e comprometido é preciso ter a imprensa respeitada no seu direito de informar e prestar serviço à população", disse.