ALEXANDRE SILVEIRA DIZ QUE ATAQUES ÀS TORRES DE ENERGIA JÁ SÃO ALVOS DE INQUÉRITOS DA PF

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou que ataques às torres de transmissão de energia representam um "ataque à soberania nacional" e terão resposta vigorosa por parte das autoridades da segurança.

Silveira participou nesta terça-feira (17) de uma reunião com o Ministério da Justiça, a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para discutir possíveis ataques às torres. O ministro, no entanto, disse que ainda não é possível dizer que os ataques foram por motivações políticas.

"Nós julgamos oportuno fazer uma reunião com o ministro da Justiça e os diretores da PF e PRF, com todo o sistema de transmissão nacional, para que pudéssemos dar uma resposta vigorosa aos vândalos que tentam atacar esse patrimônio nacional tão importante para o desenvolvimento do país. Quem paga todo o sistema de transmissão é o usuário da energia, ou seja, todos nós brasileiros.Essa reunião serviu também para definirmos questões de segurança do sistema nacional, com implantação de video monitoramento e vigilância via drone", disse Silveira.

O ministro afirmou que a Polícia Federal já instaurou inquéritos para apurar os patrimônios danificados. Silveira disse ainda que não houve problemas ou falhas no sistema.

"Montamos um grupo de trabalho, todas as redes estão em pleno funcionamento, não tivemos nenhum problema no sistema. Não houve nenhuma interrupção do sistema, os serviços continuaram regulares. Vamos apurar esses fatos pontuais e seguir vida normal", afirmou.

Ataques

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou sete ataques a torres de transmissão de energia desde os atos violentos praticados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 8 de janeiro.

O mais recente ocorreu em Rondônia, entre os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena. O ataque, que resultou na queda de uma torre da Eletronorte, foi registrado no início da noite de sábado (14). A torre só deve ser restabelecida na próxima quinta-feira (19). De acordo com a Aneel não houve problemas no fornecimento de energia elétrica neste caso, assim como nas outras seis ocorrências.