BRASIL VOLTA NEGOCIAR CARNE COM A CHINA, DIZ MINISTRO DA AGRICULTURA

Carlos Fávaro vai a Berlim nesta quinta (19) para participar de eventos internacionais voltados para agricultura e meio ambiente

17/01/2023REUTERS/Adriano Machado

17/01/2023REUTERS/Adriano Machado

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, anunciou nesta quarta-feira (18), durante uma coletiva de imprensa, que o Brasil voltou a negociar a venda de carne com a China.

"São ações que aconteceram nas últimas horas que mostraram que o mundo voltou a acreditar no Brasil", disse o ministro.

Em abril de 2022, o país asiático havia decidido suspender temporariamente as importações de três frigoríficos do Brasil, dizendo ter identificado a presença de ácido nucleico do coronavírus no produto.

Em maio, a China novamente suspendeu a importação da carne bovina brasileira, porém dessa vez não alegou o motivo. O anúncio de Fávaro significa o fim desse veto aos três frigoríficos.

Além disso, o ministro anunciou uma série de negociações com países estrangeiros, incluindo a derrubada da suspensão de três plantas frigoríficas brasileiras para a China e a habilitação de compra de algodão para o Egito, além de 11 plantas de bovinos para a Indonésia.

O ministro explicou que os resultados são de competência do novo governo e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que o Brasil tem credibilidade e respeito. "As oportunidades de emprego vão acontecer aqui, o Brasil volta a ter credibilidade e com todo respeito, tenho certeza, é fruto da credibilidade do novo governo liderado pelo presidente Lula", disse.

Fávaro também informou que irá a Berlim, na Alemanha, nesta quinta-feira (19) para participar da Semana Verde Internacional, que ocorre entre 20 e 29 de janeiro.

O objetivo do ministério, no evento, é apresentar o novo governo de Lula (PT) ao público internacional. Segundo a pasta, outro foco será na mensagem de mudança das diretrizes do Brasil no que diz respeito ao meio ambiente.

Na sexta-feira (20), o ministro também participará do evento "Como Brasil e Alemanha podem mudar sistemas alimentares?", na embaixada do Brasil na Alemanha. No sábado (21), Fávaro participa da Conferência de Ministros da Agricultura, evento que reunirá cerca de 70 representantes na Alemanha. O ministro retorna ao Brasil no domingo (22).