20 DE JANEIRO: DIA DO FUSCA, A PAIXÃO DE MUITOS BRASILEIROS

Reprodução/ Internet

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O Volkswagen Fusca chegou ao Brasil em 1950. Originalmente, o modelo criado na década de 1930 por Ferdinand Porsche a pedido de Adolf Hitler tinha motor de dois cilindros refrigerado a ar. O VW, cujo nome significa Carro do Povo, foi feito em vários países. E nesta sexta-feira, 20, o Dia Nacional do Fusca celebra a produção no País. A celebração surgiu em 1989. A iniciativa foi de fãs brasileiros e teve o apoio da marca alemã.




No Brasil, o besouro era montado em sistema CKD. Ou seja, com peças vindas da Alemanha. Porém, em 3 de janeiro de 1959 começou a produção na fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP). Segundo a VW, o carro havia recebido várias atualizações. Seja como for, o nome Fusca já havia colado.

Volkswagen/Divulgação


Apelido? Sim! Afinal, seu nome oficial era Volkswagen Sedan. Fusca é uma corruptela que surgiu da pronúncia da sigla VW, abreviação de Volkswagen. Os "fauvê", em alemão, era pronunciado como "fulque" ou "fulca" pelos brasileiros. Logo, não demorou a virar "Fusca".

Entre 1959 e 1986, a fábrica da Via Anchieta produziu mais de 3,1 milhões de unidades do Fusca. Nesse período, o carro recebeu atualizações na mecânica, novos itens de série, de conforto, melhorias na estética e por aí vai. Quando saiu de cena, o Fusca representava cerca de 30% da frota nacional.

De volta?

Seja como for, em 1993 o então presidente da República, Itamar Franco, pediu à Volkswagen que voltasse a produzir o Fusca. Na época, a ideia era investir no chamado "carro popular". O Fusca não tinha motor 1.0, item obrigatório para contar com redução fiscal. Porém, o governo federal incluiu nas regras os veículos com motor refrigerado a ar produzidos no País. Ou seja, o Fusca.


Porém, o Fusca havia evoluído menos que o nível de exigência do consumidor brasileiro. Assim, como havia várias outras opções de carros mais modernos, o veterano não resistiu. Como resultado, saiu de linha definitivamente no Brasil em julho de 1996. A Série Ouro foi lançada para marcar a despedida.


Segundo a VW, entre os diferenciais os estofamentos eram iguais aos do Pointer GTI, além de faróis de neblina e desembaçador do vidro traseiro. Bem como painel de instrumentos com fundo branco e vidros verdes. Os nomes dos 1.500 compradores estão no livro de ouro da Volkswagen do Brasil.

Como a nostalgia fala alto na Volkswagen, como prova o retorno da Kombi, agora 100% elétrica, dois anos depois do fim do Fusca, a marca relançou o carro novamente. Ou seja, estamos falando do New Beetle. O visual lembrava o do antigo VW. Porém, o carro tinha nova plataforma, a mesma do do Golf IV e motor na dianteira refrigerado a água. Considerado caro em qualquer lugar do mundo e com preço proibitivo para o padrão do brasileiro médio, o carro não fez sucesso por aqui. Assim, deixou de ser oferecido em 2010.