CONSÓRCIO AUXILIA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO CENTRO-OESTE DE MINAS COM A CERTIFICAÇÃO DE SEUS PRODUTOS

Foto: Sebrae Minas/Divulgação

Foto: Sebrae Minas/Divulgação

11 municípios do Centro-Oeste de Minas contam agora com o apoio do Cisicom, o Consórcio Intermunicipal do Serviço de Inspeção no Centro-Oeste mineiro, para conseguir a certificação de qualidade e procedência de produtos desenvolvidos por pequenos produtores rurais. Atualmente, participam da iniciativa Abaeté, Araújos, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Lagoa da Prata, Luz, Martinho Campos, Moema, Morada Nova de Minas, Nova Serrana e Santo Antônio do Monte.

Esta certificação assegura ao consumidor que produtos como queijo, carne, ovos, mel e embutidos passaram por uma inspeção sanitária e foram aprovados neste critério. Com isso, as empresas podem comercializá-los entre os municípios que fazem parte do consórcio.

Para o Cisicom, o objetivo é transferir os 40 estabelecimentos registrados nos serviços de inspeção local para o consórcio e o registro municipal.

"Não queremos atuar somente como órgão fiscalizador. Nosso objetivo é orientar os produtores, oferecer treinamentos e capacitações", destaca Leanderson Rever de Araújo, o secretário executivo do Cisicom.

O Sebrae Minas, que participa do projeto, já é uma ferramenta conhecida na promoção do desenvolvimento regional a partir de políticas públicas pensadas para empreendedores e para a população em geral.

"Reconhecemos os esforços do Cisicom e da Prefeitura de Bom Despacho para a estruturação do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal. O selo vai ajudar todos os municípios consorciados na fiscalização e certificação dos produtos, gerando crescimento econômico das indústrias registradas, e a segurança alimentar na mesa dos consumidores", reforça a analista do Sebrae Minas, Poliana Oliveira.

O primeiro empreendimento a receber a certificação com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) pelo consórcio foi a Queijaria e Laticínios Grotadas, em Santo Antônio do Monte.

O produtor rural Tomáz de Aquino modificou geneticamente todo o seu rebanho e trabalha atualmente com leite de qualidade superior, o leito tipo A2A2, considerado mais saudável e de melhor digestão.

"Além de ter sido presenteado com o primeiro registro na produção de queijos e leite envasado, terei mais oportunidades para ampliar a comercialização de meus produtos nas cidades consorciadas", afirma o produtor rural.

Um outro benefício do Consórcio para as cidades atendidas é a criação de uma rede de fornecimento, conectando comerciantes de diferentes municípios para suprir a necessidade por itens que não são produzidos localmente.

"O município de Bom Despacho poderá ser abastecido com a produção de peixe da cidade de Morada Nova, por exemplo. Será criada uma rede de fornecedores. Além disso, eles poderão participar de licitações para atender a demanda das escolas municipais", conclui Laenderson.