MINISTÉRIO RECONHECE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 4 CIDADES NA REGIÃO

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Os municípios de Capetinga, Capitólio, Monte Santo de Minas e São Roque de Minas estão entre as 117 cidades mineiras que tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Segundo informações do ministério, a portaria foi publicada nesta quinta-feira e reconhece a situação de emergência em função de chuvas que atingem o estado. Guaranésia e Guaxupé também integram a lista.

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do ministério para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

De acordo com o ministério, com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.