COM ALTO ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DE AEDES AEGYPTI, ARCOS LANÇARÁ PLANO DE AÇÃO CONTRA DENGUE E OUTRAS ARBOVIROSES

(Foto: Banco de imagens do Canva/divulgação)

(Foto: Banco de imagens do Canva/divulgação)

A Secretaria de Saúde de Arcos, diante do resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), iniciou as tratativas para a elaboração de um grande plano de ação em combate ao mosquito. Segundo o secretário de Saúde de Arcos, Thiago Carvalho, as atividades serão amplamente divulgadas e a população precisa ser parceira neste combate, porque o maior número de focos, cerca de 80%, está dentro das residências.

O Levantamento foi realizado pela Vigilância Ambiental (Endemias) entre 23 e 27 de janeiro. Para o coordenador do departamento, Geraldo Moura, os resultados foram alarmantes. "O Índice Geral de Infestação Vetorial está em 14,1%. Os números mostram um cenário de alto risco para a circulação viral das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em nosso município, entre elas, a dengue, chikungunya e zika", alerta.

O Ministério da Saúde preconiza que índices até 0,99% são considerados que a cidade está em situação de baixo risco para uma epidemia; até 3,99 é de médio risco e, acima de 4%, já é alto risco.

A Vigilância de Endemias divide a cidade em três regiões, que recebem o nome de Extrato. O de maior taxa de infestação, cerca de 16%, é o Extrato II, que corresponde ao centro e bairros Macedos, Nossa Senhora Do Carmo, São José, Lurdes, Cidade Nova, São Pedro, Grajaú, Jardim Bela Vista, Juca Dias, Planalto, Planalto II, Márcia Faria, Eldorado, Novo Eldorado, Pinheiros, Verdes Sonhos, Gameleira, Jardim América, Floresta, Parque das Florestas I e Parque Das Florestas II.